Ajuruteua

Ajuruteua
Powered By Blogger

terça-feira, 30 de agosto de 2011

"UM É MULTIDÃO" - CARLOS CORREIA SANTOS


Caros amigos,
Agora posso divulgar: como vocês têm acompanhado por aqui, entre mais de uma centena de inscritos, meu texto UM É MULTIDÃO foi escolhido para participar do Edital Seleção Brasil em Cena, realizado pelo Centro Cultural Banco do Brasil, do Rio de Janeiro. A obra foi uma das 12 finalistas do projeto. Fui o único autor da região Norte elencado. Os demais eram do Rio e de São Paulo e apenas um representava o Nordeste. A proposta do concurso é a seguinte: os textos finalistas ganharam leituras dramáticas dirigidas por grandes nomes do teatro nacional (o meu foi dirigido pelo fantástico Gilberto Gawronski). As leituras foram apresentadas no Teatro III, do CCBB Rio. O público que assistiu teve direito de dar notas de 0 a 10 para as dramaturgias. Entre os textos que recebecessem melhores notas do público e dos diretores, seriam escolhidos os três grandes vencedores. Primeiro, segundo e terceiro lugar.
É com muita honra que divulgo para vocês que é UM MULTIDÃO ficou em segundo lugar no resultado geral do concurso.

Para um autor nortista, concorrendo com excelentes dramaturgos do país inteiro, sendo apreciado e votado pelo público carioca, segundo lugar é o mesmo que vencer. Estou muito feliz, comovido, emocionado. Sem utopias quaisquer, essa não é uma vitória só minha. Partilho-a com vocês, meus amigos, com minha infalível família, com minha leoa-mãe, com meu amor. Obrigado ao Teatro, a Dionísio, a minha amada Santa Eulália. Obrigado aos amigos paraenses que lá estiveram. Obrigado aos lindos atores cariocas que tão intensamente defenderam meu/nosso texto. Obrigado a Gilberto Gawronski pelo presente da direção. Obrigado ao Centro Cultural Banco do Brasil.


UM É MULDITÃO está sendo editado em livro pela Giostri Editora. Aqui, a capa do livro.

Carlos Correia Santos no Facebook ainda há pouco.


Parabéns, grande poeta, escritor, dramaturgo e paraense.

"FILHA DO ORIENTE" - 2ª EDIÇÃO - CLAUDIO CARDOSO










"A CAMA NA VARANDA" - REGINA NAVARRO LINS


Um dos maiores fenômenos editoriais dos anos 90, A Cama na Varanda discute de modo revolucionário a história sexual humana, da valorização da mulher na Antiguidade ao surgimento do patriarcalismo e às novas normas sociais. Conciliando sua experiência como palestrante e professora à prática da psicanálise, Regina Navarro Lins apresenta uma combinação de levantamento histórico e exemplos do dia-a-dia que se tornou referência nos estudos sobre o comportamento humano sexual e afetivo.

Nesta nova edição, revista e ampliada, a autora traz à tona uma das principais dúvidas que permeiam os relacionamentos atuais: estabilidade ou liberdade? A partir dessa questão, novas formas de amar passam a ser consideradas, fazendo com que o amor romântico, cultivado há séculos pela sociedade, comece, aos poucos, a sair de cena.


Leia mais "AQUI"

Sobre a autora:
Psicanalista e escritora, autora de A Cama na Varanda e mais nove livros sobre relacionamento amoroso. Colunista do IG e do jornal O Dia.


Fonte:
Ebookgratis.com.br

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

"AS IGREJAS DE OSCAR NIEMEYER" LANÇAMENTO


Oscar Niemeyer acaba de lançar um livro que reúne os projetos que fez de templos religiosos, uma parcela importante de sua vasta obra. As Igrejas de Oscar Niemeyer, lançado nessa semana, na galeria de arte da filha do arquiteto, Anna Maria Niemeyer, traz imagens coloridas de 16 catedrais, igrejas, capelas e outros templos projetados pelo mais importante arquiteto brasileiro de todos os tempos.


Fonte:
annamarianiemeyer.com.br

PINTURA SURREAL - VLADIMIR KUSH











Sobre o artista:
Vladimir Kush (Moscou, 1965)pintor russo que se identifica com o "realismo de metamorfose" ou "fine art", com desenhos e pinturas que formam imagens "impossíveis", se utilizando de truques de imagens.


Fontes:
Zuza Fun
Wikipédia

sábado, 27 de agosto de 2011

LÍGIA SAAVEDRA - "JARDIM" IN MEMORIAM


“JARDIM” IN MEMORIAM


Porque eu quis virar flor
Do lodo quando senti
O espinho que me feriu
No cacto que me doei
Narciso onde estivesse
Jacinto me entristeceria
Mimosa ou bem me quer
Nenúfar serei um dia

Petúnia a despetalar
A beleza da açucena
Um cravo ama e desdenha
Papoula que sonha em mim
Crisântemo em sua verdade
Traz a gérbera de volta
Inspirando a bela dona
Bonina e bogarim

Enfim, quiz sim ser a rosa
Gardênia, ciclame ou dália
Anêmona ou azaléa
Perfume, cor ou espinho
Guardava aqui dentro do peito
O gerânio, a alfazema
E a íris que esparramava
Entre lírios e violetas.

Mas veio a tempestade
De medo e inverdades
De dores e desafios
Levando em suas águas
A vida que ali brotava
Nas flores do meu jardim.


LÍGIA SAAVEDRA


Imagem:
www.mundodeflores.com

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA "CICLOS"


PROJETO "ZONA CULTURAL" CONVIDA



VASQS LANÇA "OSTRAS AO VENTO, HUMOR DISPOSTO A NADA" -


"OSTRAS AO VENTO, HUMOR DISPOSTO A NADA"

Será lançado no dia 3 de setembro o primeiro livro desse maravilhoso chargista, humorista, cartunista e nosso Colaborador de Ouro, Vasqs.

Desejamos um tremendo sucesso ao evento acompanhado de muitas gargalhadas."Histórias privadas da vida"
O tempo em que a iniciação sexual se fazia com prostitutas era chato à bessa.(Vasqs)


Serviço:
Lançamento do livro "OSTRAS AO VENTO, HUMOR DISPOSTO A NADA"

Local: Livraria HQMIX, Pça Roosevelt, 142, Sâo Paulo, Centro
Hora: 17 hs.

PROJETO RODA DE CARIMBÓ NO SESC


Domingo é dia de Carimbó no SESC

O Conjunto Regional do Serviço Social do Comércio (SESC) no Pará e o Grupo Moara são as atrações que o projeto Roda de Carimbó apresenta neste domingo (28), a partir das 11h, na Unidade Doca.

Além do famoso ritmo regional, o público também irá prestigiar o Lundu, o Siriá, e o Retumbão, danças típicas do Estado do Pará. A entrada será franca para comerciários e seus dependentes. Os demais visitantes deverão pagar o valor de R$ 3,00.

O projeto pretende divulgar a música e dança regional em suas diferentes manifestações e valores culturais. Neste mês de agosto, esta será a penúltima atividade do projeto Roda de Carimbó, que neste ano teve início em março.


Serviço:
Roda de Carimbó

Data: 28 de agosto, domingo
Horário: 11h
Local: Parque Aquático do Sesc Doca – Manoel Barata, 1873
Informações: 4005-9512 ou 4005-9584 / 9587


Fontes:
Guiart.com.br
Imagem:
Pará Online

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

XXIV FESTIVAL INTERNACIONAL DE MÚSICA DO PARÁ


O XXIV Festival Internacional de Música do Pará, que começou neste domingo, dia 21, ocupa diversos pontos culturais da cidade com recitais, espetáculos e concertos, do clássico ao popular, além de workshops e masterclasses. A programação prossegue até o próximo dia 28. O evento é realizado pelo Governo do Estado, por meio da Fundação Carlos Gomes, sempre com entrada franca.

Leia mais "AQUI"

Fonte:
Guiart.com.br

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

JORGE LUIS BORGES - UM ARGENTINO NOTÁVEL


O Google faz hoje uma merecida homenagem ao escritor e poeta argentino Jorge Luis Borges que ficou mundialmente conhecido após o boom latino do livro "Cem anos de Solidão" de Gabriel Garcia Marques. Seus livros mais famosos são "Ficciones" e "O Aleph".

Aqui um texto de Jorge Luis Borges:

"UMA ORAÇÃO"


Minha boca pronunciou e pronunciará, milhares de vezes e nos dois idiomas que me são íntimos, o pai-nosso, mas só em parte o entendo. Hoje de manhã, dia primeiro de julho de 1969, quero tentar uma oração que seja pessoal, não herdada. Sei que se trata de uma tarefa que exige uma sinceridade mais que humana. É evidente, em primeiro lugar, que me está vedado pedir.

Pedir que não anoiteçam meus olhos seria loucura; sei de milhares de pessoas que vêem e que não são particularmente felizes, justas ou sábias. O processo do tempo é uma trama de efeitos e causas, de sorte que pedir qualquer mercê, por ínfima que seja, é pedir que se rompa um elo dessa trama de ferro, é pedir que já se tenha rompido. Ninguém merece tal milagre. Não posso suplicar que meus erros me sejam perdoados; o perdão é um ato alheio e só eu posso salvar-me. O perdão purifica o ofendido, não o ofensor, a quem quase não afeta.

A liberdade de meu arbítrio é talvez ilusória, mas posso dar ou sonhar que dou. Posso dar a coragem, que não tenho; posso dar a esperança, que não está em mim; posso ensinar a vontade de aprender o que pouco sei ou entrevejo. Quero ser lembrado menos como poeta que como amigo; que alguém repita uma cadência de Dunbar ou de Frost ou do homem que viu à meia-noite a árvore que sangra, a Cruz, e pense que pela primeira vez a ouviu de meus lábios. O restante não me importa; espero que o esquecimento não demore. Desconhecemos os desígnios do universo, mas sabemos que raciocinar com lucidez e agir com justiça é ajudar esses desígnios, que não nos serão revelados.

Quero morrer completamente; quero morrer com este companheiro, meu corpo.

(O texto acima foi extraído do livro "Elogio da Sombra", Editora Globo - Porto Alegre, 2001, pág. 75 (tradução: Carlos Nejar e Alfredo Jacques; revisão da tradução: Maria Carolina de Araújo e Jorge Schwartz)


Sobre o escritor:
Jorge Francisco Isidoro Luis Borges Acevedo (Buenos Aires, 24 de agosto de 1899 — Genebra, 14 de junho de 1986) foi um escritor, poeta, tradutor, crítico literário e ensaísta argentino.Em 1914 sua família se mudou para Suíça, onde ele estudou e viajou para a Espanha. Em seu retorno à Argentina em 1921, Borges começou a publicar seus poemas e ensaios em revistas literárias surrealistas. Também trabalhou como bibliotecário e professor universitário público. Em 1955 foi nomeado diretor da Biblioteca Nacional da República Argentina e professor de literatura na Universidade de Buenos Aires. Em 1961, destacou-se no cenário internacional quando recebeu o primeiro prêmio internacional de editores, o Prêmio Formentor.Seu trabalho foi traduzido e publicado extensamente no Estados Unidos e Europa. Borges era fluente em várias línguas.
Sua obra abrange o "caos que governa o mundo e o caráter de irrealidade em toda a literatura".

Algumas obras do autor:

- Fervor de Buenos Aires
- Lua de frente
- Inquisições (renegado pelo autor)
- O Aleph
- Ficções
- História Universal da infâmia
- O informe de Brodie
- O livro de areia
- O livro dos seres imaginários
- História da eternidade
- Nova antologia pessoal
- Prólogos
- Discussão
- Buda
- Sete noites
- Os conjurados
- Um ensaio autobiográfico (com Norman Thomas di Giovanni)
- Obras completas (4 volumes)
- Elogio da sombra

Fontes:
Wikipédia
www.releituras.com
Imagem:
tigredefogo.blogspot.com

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

"CORAÇÕES SUJOS"


O Festival de Filmes do Mundo de Montreal acolheu neste domingo a estreia internacional do longa brasileiro "Corações Sujos", o primeiro filme que retrata como a comunidade de imigrantes japoneses no Brasil se negou a acreditar que seu país de origem tenha perdido a Segunda Guerra Mundial.

A fita, de Vicente Amorim, é a única produção latino-americana que competirá na seção oficial de longas do evento.

Entre 1945 e 1946, parte dos imigrantes japoneses no Brasil, que abrigava então a maior comunidade japonesa do mundo, se negou a aceitar que seu país tinha perdido a guerra.

Alguns deles se organizaram para assassinar os "corações sujos", como chamavam os compatriotas que aceitaram a derrota.

Leia mais "AQUI"

Assista ao teaser oficial do filme:




Fontes:
Yahoo Brasil
Site do filme

domingo, 21 de agosto de 2011

TEMPO PERDIDO - LEGIÃO URBANA


O mais bonito videoclipe estrelado pela Legião Urbana. Todo em preto e branco, ele mostra a banda tocando num estúdio, que conta com apenas com alguns pontos de iluminação e televisores, que exibem imagens de heróis que morreram jovens, como Jimi Hendrix, Janis Joplin, John Lennon, Ian Curtis, Brian Jones, entre outros. No final, enquanto os rapazes saem do estúdio, uma mulher de lenço amarrado na cabeça varre os papeis espalhados pelo chão.





Fontes:
Yahoo Brasil- Colunistas
Imagem:
curtomuito.com.br

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

1º SALÃO XUMUCUIS DE ARTE DIGITAL - EXPOSIÇÃO DOS PREMIADOS


1º Salão Xumucuis de Arte Digital

Cinco artistas premiados, entre eles um paraense, duas menções honrosas e mais 28 obras selecionadas. Este é o saldo do 1º Salão Xumucuís de Arte Digital do Pará, que não limitou técnica ou formato. Foram mais de 200 inscrições vindas de todas as regiões do país, mostrando a força que o salão teve nesta sua primeira edição. O júri foi formado por artistas paraenses que já atuam nesta área da arte digital ou que já tem a experiência da curadoria e de participação em diversos outros júris de salões de arte, como Orlando Maneschy, que é mestre em Semiótica. Além dele, a artista visual Roberta Carvalho e a fotógrafa Flavya Mutran, que vem trabalhando e pesquisando o ambiente da arte na web e suas inúmeras inter relações.

Em dois dias de reunião, 05 e 06 de agosto, foram selecionados para premiação, os artistas:

Flamínio Jallageas (SP), vídeo instalação Platôs (2009);

Grupo Hyenas (RJ), video instalação “A Borboleta e o Tigre” (2011);

Míriam Duarte (MG/SP), vídeo-instalação“Refletir” (2011);

Ricardo O’Nascimento (RJ), com o vídeo-arte “AUTRMX” (2008 );

e Victor De La Rocque (PA), “Not Found” (2011).

Leia mais "Aqui"


Serviço:
1º Salão Xumucuis de Arte Digital

Abertura: 18.08.11 às 19h

Visitação de 19.08.11 à 18.09.11
de 3ª a 6ª de 10 às 18h
sábado/domingo e feriados de 9h às 13h

Sala Valdir Sarubbi do Museu Casa das Onze Janelas


Fonte:
xumucuis.wordpress.com

XV FEIRA PAN AMERICANA DO LIVRO EM BELÉM


De 2 a 11 de setembro será realizada a XV Feira Pan Amazônica do Livro. Livreiros, Expositores e Representantes de Editoras, entre outros profissionais ligados à difusão literária participarão do evento no Hangar – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia.
Na programação que deverá começar a partir das 14h, o público pode esperar uma fusão de literatura, música e cinema. Dentre as atrações confirmadas para a 15ª edição estão os jornalistas e também escritores Laurentino Gomes, Daniel Piza, Zuenir Ventura e Leandro Narloch.
A cantora Fafá de Belém também fará parte da programação. Fafá apresentará um show no formato voz e piano para embalar as composições musicais ricas em literatura.

Saiba mais "AQUI"


Serviço:
Feira Pan Amazônica do Livro

Local: Hangar – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia.
Data: 2 a 11 de setembro
Horário: 14h


Fonte:
Portal da Amazônia

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

"CHOVE NOS CAMPOS DE CACHOEIRA" DE DALCÍDIO JURANDIR É REEDITADO


Dalcídio Jurandir tem nova edição

Após 35 anos fora das livrarias, retorna a cena, Daicídio Jurandir, com uma nova edição de “Chove nos Campos de Cachoeira”, lançamento da Editora 7. A primeira edição foi publicada em 1940, depois que o romance ganhou o prêmio “Dom Casmurro” oferecido pela Editora Vecchi.O prêmio e a publicação deste seu primeiro livro abriram caminho para que Dalcídio Jurandir se tornasse um dos mais importantes autores brasileiros do século XX, com uma obra que revela o universo urbano e provinciano de uma região afastada dos grandes centros, ao mesmo tempo em que toca naquelas questões universais do ser humano que permeiam toda boa literatura.

Leia mais "AQUI"


Fonte:
Guiart.com.br

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

ARTE EM PORCELANA - FRANCIS CHEN









FRANZ COLLECTION

Francis Chen, fundador e presidente da Colecção Franz Inc., é reconhecido mundialmente como um artista de sucesso e empreendedor. Seguindo a sua visão para reavivar a arte em porcelana chinesa, Chen - que se formou em Literatura Alemã enquanto participava de universidade e foi dado o nome alemão "Franz" por seu professor - aprovou o apelido de faculdade e criou sua própria coleção de porcelana fina de mesa e acentos decorativos. Seus produtos podem ser encontrados em uma variedade de locais em todo Estados Unidos, Canadá, Ásia, Europa, Reino Unido, Austrália e Nova Zelândia. Desde a criação Franz em Junho de 2002, Chen fez investimentos substanciais em R & D e instalações de produção, e sua equipe de talentosos artistas agora é reconhecida no mercado global. Operações Chen incluem escultura e centros de design na China, Taiwan, Europa e Estados Unidos, bem como mais de 4.000 lojas em mercados ao redor do mundo.


Fonte:
HotTeapots.com

terça-feira, 16 de agosto de 2011

MOVIMENTO ELEFANTES - JAZZ


Elefantes é um movimento de bandas de sopro (orquestras ou big bands) integrado por nove grupos paulistas: Banda Urbana, Projeto Coisa fina, Projeto Meretrio2, Big da santa, Reteté Big Band, Grupo Comboio, Soundscape, Heart Breakers, Banda Jazzco e Banda Savana.

Leia mais "AQUI"

Ouça o Elefantes


Fonte:
TramaVirtual

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

"O TRATAMENTO PSICOSSOCIAL DAS DEPENDÊNCIAS" - WALMIR MONTEIRO


Sinopse do Livro

Um profundo estudo sobre a dependência química e outras compulsões. O autor, com larga experiência e formação na área, apresenta os fundamentos psicológicos e sociais das dependências, discute os comportamentos frequentemente observados nos dependentes químicos e apresenta opções de abordagem desse problema que está entre os mais graves da atualidade.

Sobre o autor:
Walmir Monteiro é psicólogo, escritor e mestre universitário.
Autor de 10 livros e 12 peças teatrais, é conferencista nacional sobre psicologia.

Адажио Adagio - ORIGAMI EM FILME


Адажио Adagio é um filme animado de dez minutos de duração criado pelo mestre russo Garry Bardin. Ele usou dobradura de papel também conhecida como origami.
Um interessante momento que nos leva a uma profunda reflexão.


Assista ao vídeo:



Fonte:
You Tube

Imagem:
up-video.com

PREMIO CURUPIRA DE MÚSICA INDEPENDENTE DA AMAZÔNIA


Pela primeira vez os profissionais da cena musical da região amazônica têm a possibilidade de ser publicamente reconhecidos, por meio do “Prêmio Curupira de Música Independente da Amazônia”. Selecionada em 2010 pelo Programa Oi de Patrocínios Culturais Incentivados, a ação vai reunir os maiores talentos dos nove estados da Amazônia Brasileira, além de homenagear um dos grandes ícones do carimbó, Mestre Verequete. Na noite de lançamento, o público vai conferir os detalhes da premiação: a apresentação das categorias, as formas de seleção e votação.

Lançamento do Prêmio Curupira de Música Independente da Amazônia

Data: 20 de agosto de 2011

Hora: 21h

Local: Espaço Jungle do Parque dos Igarapés - Travessa WE 12, nº 1000, Conjunto Satélite, Belém do Pará



Ingressos: 1o lote (150 ingressos): R$ 15,00

Onde Comprar: Lojas OI (Padre Eutíquio, Boulevard e Pátio Belém), Lojas Ná Figueredo, Circus Hamburgueria e Dona Dica (complexo Feliz Lusitânia)

Outros Contatos: (91) 8412 7262



Prêmio Curupira de Música Independente da Amazônia conta com patrocínio da Oi, Lei Semear e Governo do Pará, e o apoio cultural da Oi Futuro

Apoio Cultural:

OI Futuro, Ná Music, Proex, Casarão Cultural

"RIBEIRINHOS DO ASFALTO" PREMIADO EM GRAMADO


O final da tarde de ontem foi de emoção para a cineasta Jorane Castro que arrebatou dois Kikitos de Ouro para o curta metragem Ribeirinhos do Asfalto.

O júri do 39º Festival de Gramado premiou Dira Paes como Melhor Atriz e também bateu o martelo de Melhor Direção de Arte, no filme, assinada por Rui Santa Helena.

Leia mais "AQUI"


Fontes:
Holofote Virtual
Imagem:
ribeirinhosdoasfalto.wordpress.com

domingo, 14 de agosto de 2011

V ENCONTRO UNIVERSAL DE ESCRITORES "VUELVEN LOS COMUNEROS"


GRITO COMUNERO
Humano… Por la naturaleza

V ENCUENTRO UNIVERSAL
DE ESCRITORES
"VUELVEN LOS COMUNEROS"
Santander Colombia
del 10 al 14 de noviembre de 2011

Homenaje al Agua
CONVOCATORIA

Si sientes ese compromiso ineludible de escribir la nueva historia, en dejar tu rastro y tu aporte a esta cruzada que propugna por la defensa de la supervivencia de la especie humana y de la naturaleza con todos sus contenidos, ven al encuentro comunero de la palabra.

Cómo participar
1. Enviando un correo a hargo821@hotmail.com manifestando su interés en vincularse en condición de participante.


Fonte:
Palabras Sin Fronteras

COPIE E LEVE COM VOCÊ O NOSSO BLOG E A COR DO AÇAÍ.

BannerFans.com

Recado

Paixaoeamor.com