sábado, 4 de setembro de 2010
A FESTA DO SAIRÉ EM ALTER DO CHÃO - SANTARÉM-PA
O Pará se prepara para receber cerca de 100 mil pessoas, nos primeiros dias de setembro, quando acontece a mais antiga manifestação popular da Amazônia, a Festa do Sairé, na Vila de Alter-do-Chão, na cidade de Santarém.
A festa remete aos tempos da colonização do Brasil. Acontece quando as águas verdes do rio Tapajós baixam e o povoado transforma-se numa típica vila de veraneio, com praias belíssimas, um dos principais roteiros turísticos no verão amazônico.
No primeiro dia de festa, mastros decorados com flores e frutas são fincados na areia da ilha que se forma no período da seca, na principal praia de Alter-do-Chão, repetindo o que faziam os índios para saudar os portugueses.
A festa do Sairé é composta por dois elementos: o religioso, com cerimônias e rituais, e o profano, com atrações culturais e danças típicas, culminando com a tradicional competição dos botos Tucuxi e Cor-de-Rosa, um espetáculo de fantasias e alegorias gigantescas, que encenam a morte e ressurreição dos botos, em uma arena chamada de Sairódromo.
No último dia, sempre uma segunda-feira, ocorre a “varrição da festa”, com a derrubada dos mastros. Segundo a tradição, todo aquele que conseguir apoderar-se de uma das frutas com as quais foram decorados os mastros, terá muita sorte. Em seguida, ocorre a “cecuiara”, um delicioso almoço de confraternização com pratos típicos da cozinha paraense, à base de peixes. A programação termina à noite, com a festa dos barraqueiros.
Fonte:
WEB
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário