terça-feira, 29 de maio de 2012
DANTE ALIGHIERE - PENSADOR ITALIANO
"Em leito de penas não se alcança a fama nem sobre as cobertas; Quem a vida consome sem a fama, não deixa de si nenhum vestígio sobre a terra, qual fumo no ar e espuma na água."
Dante Alighieri foi um dos grandes poetas mundialmente conhecidos. Ele nasceu em Florença Itália), no ano de 1265, e faleceu em Ravena (Itália), no ano de 1321.
Este grande artista estudou em sua cidade natal, e, neste mesmo local, iniciou-se na literatura de Virgílio, Estácio e Ovídio.
O amor que cultivou por Beatriz Portinari, quando ainda era adolescente, serviu de inspiração para a criação de sua obra mais importante. Nesta obra, Beatriz foi a figura central. Apesar de seu grande amor ter morrido bastante jovem, o poeta a fez permanecer viva em sua memória.
Seu famoso poema “A Divina Comédia”, é divido em três partes: Inferno, Purgatório e Paraíso. Nesta importante obra da Idade Média, Dante descreve o caminho de sua alma por estes três estágios.
Embora esta sua grande obra trate dos valores medievais, ela foi capaz de ser valorizada e compreendida mesmo séculos depois.
Obras de Dante Alighieri
- Divina Comédia (obra mais importante e mais conhecida)
- De Vulgari Eloquentia ("Sobre a Língua vulgar")
- Vita Nova ("Vida Nova")
- Le Rime - ("As rimas")
- Il Convivio - ("O Convívio")
- Monarchia - ("Monarquia")
- "As Epístolas"
- "Éclogas"
- "Quaestio" de aqua et terra"
Fontes:
www.suapesquisa.com.br
stelle.com.br
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário