quinta-feira, 6 de janeiro de 2011
"ADEUS, MALANGATANA!"
Morreu hoje no Hospital Pedro Hispano, em Matosinhos, Portugal, Malangatana Ngwenya, um dos maiores artistas moçambicanos de todos os tempos.
Sobre o artista:
Malangatana Valente Ngwenya (6 de Junho de 1936, Matalana, distrito de Marracuene, Moçambique - 5 de Janeiro de 2011, Matosinhos, Portugal) foi um Artista plástico e poeta moçambicano, conhecido internacionalmente pelo seu primeiro nome "Malangatana", tendo produzido trabalhos em vários suportes e meios, desde desenho, pintura, escultura, cerâmica, murais, poesia e música.
Foi pastor de gado, aprendiz de nyamussoro ( médico tradicional), criado de meninos, apanhador de bolas e criado no clube da elite colonial de Lourenço Marques.
Tornou-se artista profissional em 1960, graças ao apoio do arquitecto português Miranda Guedes ( Pancho) que lhe cedeu a garagem para atelier.
Acusado de ligações à FRELIMO, foi preso pela polícia colonial juntamente com os poetas José Craveirinha e Rui Nogar.
Fontes:
Wikipédia
Moçambique
Google Images
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Foi realmente uma perda irreparável! Malangatana
ResponderExcluirera um artista completo e vai nos fazer muita falta. Ainda bem que ele nos deixou uma imensa obra plástica, além de seus poemas.
Gostei de conhecer o seu espaço, muito bom.
Preciso confessar que tomei a liberdade de retirar cópia de algumas telas de Malangatana para colocá-las numa postagem que vou apresentar lá no "cirandeira". Não se preocupe, pois colocarei a "fonte". Obrigada!
Abraços