segunda-feira, 4 de outubro de 2010
COMO SERIA O SEU BRASÃO - HERÁLDICA
HERÁLDICA - SÍMBOLOS NOBRES
Durante o século XII, por conseqüência das Cruzadas, que surgiu a heráldica - a arte dos brasões - que até hoje guarda em sua simbologia conceitos como tradição, nobreza e qualidade.
A maior parte dos historiadores aponta que os brasões surgiram para identificar, rápida e facilmente, os soldados do exército cruzado dentro das batalhas. Em suas formas primárias, eram cruzes formadas por tiras de tecido que eram presas nas roupas dos guerreiros. Mas o número de símbolos e a variedade de formas aumentaram na mesma medida em que cresceu a adesão de nobres às causa da guerra santa.
Os brasões eram concedidos pelos reis, por algum feito e por merecimento, e eram outorgados pelos arautos. Eram desenhados (iluminuras dos brasões) em pergaminhos, e hoje são registrados em livros especializados que são os dicionários heráldicos.
O brasão tem como forma principal a base triangular derivada dos escudos medievais com os espaços internos divididos em nove zonas, sendo que cada uma destas divisões serve de referência para descrever a localização, e, por conseqüência, a importância dos símbolos que irão compor o brasão.
Alguns breves significados:
A coroa evidentemente é o principal símbolo de nobreza. No entanto, em linhas heráldicas portuguesas e espanholas o elmo do cavaleiro também representava este papel.
O leão é o animal mais nobre nos escudos, é símbolo de força, grandeza, coragem, nobreza de condição, domínio e proteção.
A águia representa vitória, rapidez e velocidade.
O castelo significa que o representado teve destaque em tomadas de assalto, e quando o castelo aparece de portas abertas indica sucesso na defesa ou tomada. Nos brasões portugueses e espanhóis o castelo pode representar aliança com a casa real de Castela.
A cruz na heráldica é muito freqüente, sendo que seu significado e características variam de acordo com o país e o contexto em que é aplicada. Muitas famílias nobres européias utilizam a cruz em seus brasões como forma de lembrar sua participação nas cruzadas.
O dragão tem como um de seus significados São Jorge, padroeiro da Inglaterra.
A flor-de-lis também é um dos símbolos mais comuns nos brasões de armas, pois simboliza características ligadas à família, poder e soberania, pureza de corpo e alma, candura e felicidade. Além disso, é o símbolo da corte francesa.
Fonte:
abcdesigne.com.br
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário