quinta-feira, 23 de setembro de 2010
ELIENE TENÓRIO e NAILANA THIELY
Exposições retratam o individualismo e as relações urbanas
As artistas plásticas paraenses Eliene Tenório e Nailana Thiely abrirão, no mesmo dia, duas exposições que apresentam visões diferentes sobre a estética urbana, discutindo os padrões criados pela sociedade.
Eliene Tenório, que desde 1992 expõe seus trabalhos em salões de arte em Belém e pelo Brasil – como o 7º Salão de Artes Cidade Itajaí (SC) e inúmeras edições do Salão Unama de Pequenos Formatos – desenvolve pesquisas utilizando várias técnicas e suportes, na busca de ampliar o seu universo plástico e as formas que representam as práticas femininas e eróticas ainda poucos exploradas.
Na sua atual exposição “Razões do Corpo”, traz como referência a roupa como segunda pele, a partir de um processo não linear de construção e desconstrução que tira o vestuário do seu lugar comum e a discute dentro da galeria.
“O produto do meu trabalho não tem compromisso com o utilitário, transcende a indumentária, revela a fantasia e transita entre a tênue fronteira que separa o sensual e o erótico”, afirma Eliene Tenório. As obras da artista ficarão expostas na Sala Gratuliano Bibas.
Já no Laboratório das Artes, a jornalista, fotógrafa e artista plástica Nailana Thiely apresenta “Antes de Ver, Reveja”, projeto de intervenção urbana que, segundo a artista, procura investigar a percepção e recepção de peças gráficas que são de fácil reprodução e tem uma alta visibilidade pública.
A pretensão é explorar a estética da velocidade no cenário urbano e aflorar a discussão sobre a arte, o público e os espaços artísticos.
“Ao interagir nas ruas com um público ‘não-iniciado’ a respeito de uma ‘obra de arte’, pretendo gerar novas percepções nos locais públicos e fazer destes territórios espaços de inserções artísticas”, destaca Nailana Thiely.
Nailana já expôs em várias cidades do Brasil e do mundo, e busca sempre o diálogo com o urbano e a individualidade do ser humano, contrapondo com a utilização da fotografia e das artes visuais como sustentação de seu trabalho.
Em comum, as duas artistas reúnem seus talentos para mostrar ao público paraense como se discute arte e como ela é feita na nossa cidade, abordando temas recorrentes no mundo como a perda do individualismo, a mulher e a erotização.
Serviço:
Exposições “Razões do Corpo”, de Elieni Tenóro e “Antes de Ver, Reveja”, de Nailana Thiely
Abertura: 21 de setembro (terça), às 19h30
Período de Visitação: 22 de setembro a 24 de outubro
Horário: Terça a domingo, das 10h às 16h / Feriados, 9h às 13h
Local: Sala Gratuliano Bibas – Espaço Cultural Casa das Onze Janela (Praça Frei Caetano Brandão, s/n - Cidade Velha) Belém- PA
Fonte:
Ascom Secult
Guiart.com.br
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário