segunda-feira, 13 de setembro de 2010
BAIA DO GUAJARÁ
A Baía do Guajará é uma baía que banha diversas cidades do estado brasileiro do Pará, inclusive sua capital, Belém.
Foi formada pelo encontro da foz do Rio Guamá com a foz do Rio Acará.[1]
Antes denominada Paraná-Guaçu, pelos índios tupinambás que habitavam a região, a Baía do Guajará, foi a porta de entrada para os portugueses que desejavam ocupar o Grão-Pará. De acordo com o Tratado de Tordesilhas as terras pertenciam à Espanha, mas naquele momento os territórios estavam unificados pela União Ibérica.
A 12 de janeiro de 1616, três embarcações, o patacho Santa Maria da Candelária, o caravelão Santa Maria das Graças, e a lancha grande Assunção, aportaram onde hoje é a cidade de Belém (Mairi, para os indígenas) com 150 homens, a qual Francisco Caldeira de Castelo Branco, Descobridor e Primeiro Conquistador do Amazonas, seu título na época, denominou Feliz Lusitânia.
No local, o engenheiro-mor Francisco Frias Mesquita iniciou a contrução, à margem leste da baía, do Forte do Presépio (hoje, Forte do Castelo), marco inicial da fundação da cidade de Santa Maria de Belém do Grão Pará.
A Baia do Guajará forma praias lindíssimas nas inúmeras ilhas que nela se encontram como em Mosqueiro, Outeiro ou Cotijuba e muitas outras.
Assista aqui o carimbó "Guajará", em que homenageio essa linda Baia paraense:
Fonte:
Wikipédia
Google Images
You Tube
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário