segunda-feira, 21 de março de 2011
PUPUNHA - FRUTA AMAZÔNICA
Pupunha, uma delícia de fruta
Está na época da pupunha aqui na Amazônia, prá onde se olhar tem vendedores oferecendo esta deliciosa fruta, que se consome cozida e é muito apreciada pelo nosso povo com café, em cremes, doces, bolos, sorvetes e agora até em pizza(por aqui tudo acaba nela, mesmo), além do óleo e do palmito colhido de sua palmeira.
Sobre a Pupunha:
A pupunha (Bactris gasipaes), da família das Palmáceas, foi cultivada pelos ameríndios pré-colombianos na região neotropical úmida. Atualmente, essa espécie encontra-se distribuída desde Honduras até a Bolívia. Ocorre na costa Atlântica das Américas Central e do Sul e também ao longo da costa do Pacífico, do sul da Costa Rica até o norte do Peru.
Seus frutos, de sabor muito apreciado, estão integrados nos hábitos alimentares da área que cobre os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Maranhão, Mato Grosso, Rondônia e Roraima. Na região ainda predomina o consumo do fruto, mas a produção de palmito a partir do cultivo da pupunheira começa a aumentar, com plantios em escalas consideráveis no Pará, Acre, Rondônia e Mato Grosso.
Palmeira nativa dos trópicos úmidos americanos, a pupunheira (Bactris gasipae) produz cachos grandes de frutos comestíveis, utilizados de variadas maneiras. Considerado alimento básico em algumas regiões, o fruto tem sabor agradável e alto valor nutritivo. É consumido cozido e presta-se à extração de óleo ou à produção de farinha, usada na alimentação humana e animal.
Os frutos da pupunheira constituem um alimento essencialmente energético, mas contêm quantidades pequenas de proteína, óleo, caroteno (pró-vitamina A), vitaminas B, C e ferro. Os frutos e seus derivados, quando crus, contêm uma enzima, que inibe a digestão de proteínas, e um ácido, que provoca irritação na mucosa da boca.
Então vamos comer pupunha!
Fontes:
Jardim de Flores
Google Images
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário