Ajuruteua

Ajuruteua
Powered By Blogger

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

ALIANE SOUZA - RECITAL NA IGREJA DE SANTO ALEXANDRE EM BELÉM-PA





Com um programa que inclui clássicos de Rossini, Verdi, Bizet, De Falla e Saint-Saës, a mezzo-soprano paraense Aliane Sousa se apresenta no próximo dia 19 de setembro, em Belém. O recital , que terá a participação da concertista paraense, é uma iniciativa do governo do Estado, realizado pela Secretaria de Estado de Cultura (Secult), entrada franqueada ao público, sem distribuição de ingresso.

Natural de Belém do Pará, Aliane Sousa iniciou os estudos de canto lírico em 2007, na Escola de Música da Universidade Federal do Pará (EMUFPa), na classe do professor Mestre Milton Monte e, indicada por ele, passou a integrar o Madrigal da UEPa.

Em 2008 participou da montagem da ópera “Acis e Galatéia” de Haendel, regida por FellippeForget com a orquestra Jovem da EMUFPa. Ainda naquele ano, foi solista da comédia operística “Le Plaisir de Versaille”, de Marc Antoine Charpentier, sob a regência de Parsival Modulo.

Participou, também em 2008, do Opera Studio, do Festival de Ópera do Theatro da Paz, em Belém. No mesmo ano, sob a orientação do diretor de cena Wiliam Ferrara e da soprano Jena Vieira, apresentou-se com o Trio das Cartas, na ópera Carmem, de Bizet, como “Carmem”, e com o dueto “Ah guarda sorella”, da ópera “Cosìfantutte”, de Mozart, interpretando “Dorabella”. Ainda em 2008 participou do XII Concurso Maracanto (São Luís-MA).

No X Festival de Ópera do Theatro da Paz, em 2009, integrou o coro da ópera Carmen, de Bizet. Em 2010, no XI Festival de Ópera do Theatro da Paz participou do coro da ópera “La Traviata”, de Verdi, tendo sido selecionada para o Masterclass de Canto da professora convidada Laura de Sousa.

Desde o início de 2011 está sob a orientação da professora e cantora lírica paraense Márcia Aliverti. Em abril de 2012 participou do concurso de canto Salvalírico (Salvador-BA), onde foi agraciada com os prêmios do Júri Popular e Voz Revelação, que lhe valeu uma Bolsa de Estudos para a Universidade Esmaer, na cidade do Porto, em Portugal.

Realizou seu primeiro recital solo no dia 19 de junho de 2012, na Igreja da Santíssima Trindade, com acompanhamento da pianista Adriana Azulay.

Helena Maia - Paraense, nascida em tradicional família de músicos - os Nobre -, Helena Maia iniciou os estudos de piano em Belém, com a professora Maria do Carmo Cardoso, formando-se no Conservatório Carlos Gomes, na classe da professora Enid Mendes Barroso Rebello. No Rio de Janeiro aperfeiçoou-se com os professores Josephina Mignone, Homero Magalhães, Arnaldo Estrella e Esther NainbergVainer, e em São Paulo, com Joseph Klias.

Helena Maia é mestra em Música pela Escola de Música da Universidade do Rio de Janeiro. Exerce atividades didáticas no Conservatório Carlos Gomes, no curso de Bacharelado em Piano e na Escola de Música da UFPa., onde fundou e foi a primeira regente da Orquestra Juvenil da Instituição. Foi também integrante do Trio Camerístico Paraense, desde a sua fundação. Suas atividades artísticas incluem gravações em disco, rádio e televisão Helena Maia também é recitalista e concertista, e a carreira acumula inúmeras apresentações com os mais renomados nomes nacionais e internacionais.

Serviço

Recital da mezzo-soprano paraense Aliana Sousa, com acompanhamento da pianista concertista paraense Helena Maia. O espetáculo será no dia 19, inicia às 20h, na igreja de Santo Alexandre, localizada na praça Frei Caetano Brandão, no bairro da Cidade Velha. A entrada é franca, sem distribuição de ingressos.


Fontes:
Texto: Celival Lobo
Foto: Bruno Pellerin

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COPIE E LEVE COM VOCÊ O NOSSO BLOG E A COR DO AÇAÍ.

BannerFans.com

Recado

Paixaoeamor.com