Ajuruteua

Ajuruteua
Powered By Blogger

terça-feira, 27 de março de 2012

MERCADO DO VER-O-PESO - 385 ANOS

Várias atrações culturais foram apresentadas por toda a semana culminando com uma grande festa hoje para comemorar o aniversário do Mercado do Ver-o-Peso que completa 385 anos.

A lavagem da pedra do peixe, o carimbó do Grupo Pará Folclórico "Frutos do Pará" e ainda um enorme bolo marcarão a festa desse nosso tão importante símbolo paraense.


Sobre o Ver-O-Peso:
O Ver-o-Peso é um mercado situado na cidade brasileira de Belém, no estado do Pará, estando localizada no Boulevard Castilho Franca. Símbolo da cidade, é sua maior atração turística e a maior feira livre da América Latina.

O mercado do Ver-o-Peso abastece a cidade com variados tipos de gêneros alimentícios e ervas medicinais do interior paraense, fornecidos principalmente por via fluvial.
Foi candidato à uma das 7 Maravilhas do Brasil.
Localizado na área da Cidade Velha (Belém) e diretamente às margens da baía do Guajará, foi construído em 1625 no porto do Pirí, assim chamado na época.

Enquanto um entreposto fiscal, seu nome faz jus às chamadas Casas do Ver-o-Peso, projetadas no Brasil, em 1614, para conferir o peso exato das mercadorias e cobrar os respectivos impostos para a coroa portuguesa. A partir de então foi popularmente denomindo lugar de Ver-o-Peso, dando origem ao nome do mercado, já que era obrigatório ver o peso das mercadorias que saiam ou chegavam à Amazônia, arrecadando-se os impostos correspondentes. No final do século XIX e XX, o local que temos hoje por Complexo sofreu uma série de modificações tanto funcionais quanto em sua paisagem se adaptando às necessidades e gostos da Belle Époque. Foi nessa época que houve aterramento da Baía do Guajará, amplicação do Mercado de Carne, construção do porto e o Mercado de Ferro.

O mercado faz parte de um complexo arquitetônico e paisagístico que compreende uma área de 35 mil metros quadrados, com uma série de construções históricas, dentre elas o Mercado de Ferro, o Mercado da Carne, a Praça do Relógio, a Doca, a Feira do Açaí, a Ladeira do Castelo e o Solar da Beira e a Praça do Pescador. O conjunto foi tombado pelo IPHAN, em 1997.



Fontes:
Wikipédia

Imagens:
umguiapelomundobylevifreirejr.blogspot.com
lucasgalodoido

Um comentário:

  1. Parabéns minha querida poeta Ligia Saavedra, linda homenagem a esta tradicional festa do Ver-o-Peso,
    magnífica, maravilhosa...
    Beijos!

    ResponderExcluir

COPIE E LEVE COM VOCÊ O NOSSO BLOG E A COR DO AÇAÍ.

BannerFans.com

Recado

Paixaoeamor.com