Ajuruteua

Ajuruteua
Powered By Blogger

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

WALDEMAR HENRIQUE - MÚSICO PARAENSE


O livro “Canções”, com músicas e partituras de Waldemar Henrique, em parceria com a Imprensa Oficial, será lançado às 18h30. A obra, sempre muito procurada e divulgada inclusive no exterior, mereceu uma pesquisa minuciosa de Ana Maria Adade e Jorge Sousa nos arquivos do Museu Histórico do Estado do Pará e acervo Vicente Salles do Museu da UFPA para esta edição ampliada contendo novas letras e partituras, em mais esta justa homenagem ao nosso grande compositor. O lançamento será no estande da Imprensa Oficial XV Feira Pan-Amazônica do Livro nesta quarta-feira, 7.

Sobre o autor:
Waldemar Henrique da Costa Pereira (Belém, PA, 15/02/1905 - 28/03/1995), pianista e compositor, passou sua infância na cidade de Porto, Portugal. Voltou-se para a música quando retornou ao Brasil. Em Belém, em 1918, estudou solfejo e piano com Nicota de Andrade. Estudou também violino, harmonia, composição e canto.

"Minha Terra", composta em 1923, foi sua primeira música de sucesso. Estudou no Conservatório Carlos Gomes, em 1929, tendo como professores Filomena Brandão e Ettore Bosio (harmonia e composição), e Beatriz Simões (piano).

Trabalhou no Departamento de Cultura e no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, RJ. O livro "Waldemar Henrique: o canto da Amazônia", de José Claver Filho, foi publicado pela Funarte, em 1978 (vol. 2, da Coleção MPB).

Em 1981 foi eleito para a Academia Brasileira de Música.

Belém homenageou Waldemar Henrique em um desfile de escola de samba, em 1985, quando o compositor completava 80 anos. Compôs mais de 120 canções, das quais pode-se citar "Abalogum", "Abaluaiê", "Adeus", "Boi-Bumbá", "Cabocla Malvada", "Coco penuruê", "Curupira", "Cobra grande", "Essa Negra Fulô", "Matintaperera", "Meu Boi Vai-se Embora", "Meu Último Luar", "No Jardim de Oeira", "Uirapuru".

Assista a "Maracatu" composição desse notável maestro paraense:




Fontes:
Agência Pará de Notícias
musicabrasileira.org
You Tube

Imagem:
sergiobastos.wordpress.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COPIE E LEVE COM VOCÊ O NOSSO BLOG E A COR DO AÇAÍ.

BannerFans.com

Recado

Paixaoeamor.com