Ajuruteua

Ajuruteua
Powered By Blogger

terça-feira, 27 de setembro de 2011

O CÍRIO DE NAZARÉ

Círio de Nossa Senhora de Nazaré
A devoção a Nossa Senhora de Nazaré teve início em Portugal. A imagem original da Virgem pertencia ao Mosteiro de Caulina, na Espanha, e teria saído da cidade de Nazaré, em Israel, no ano de 361, tendo sido esculpida por São José. Em decorrência de uma batalha, a imagem foi levada para Portugal, onde, por muito tempo, ficou escondida no Pico de São Bartolomeu. Só em 1119, a imagem foi encontrada. A notícia se espalhou e muita gente começou a venerar a Santa. Desde então, muitos milagres foram atribuídos a ela.

No Pará, foi o caboclo Plácido José de Souza quem encontrou, em 1700, às margens do igarapé Murutucú (onde hoje se encontra a Basílica Santuário), uma pequena imagem da Senhora de Nazaré. Após o achado, Plácido teria levado a imagem para a sua choupana e, no outro dia, ela não estaria mais lá. Correu ao local do encontro e lá estava a “Santinha”. O fato teria se repetido várias vezes até a imagem ser enviada ao Palácio do Governo. No local do achado, Plácido construiu uma pequena capela.

Em 1792, o Vaticano autorizou a realização de uma procissão em homenagem à Virgem de Nazaré, em Belém do Pará. Organizado pelo presidente da Província do Pará, capitão-mor Dom Francisco de Souza Coutinho, o primeiro Círio foi realizado no dia 8 de setembro de 1793. No início, não havia data fixa para o Círio, que poderia ocorrer nos meses de setembro, outubro ou novembro. Mas, a partir de 1901, por determinação do bispo Dom Francisco do Rêgo Maia, a procissão passou a ser realizada sempre no segundo domingo de outubro.

Tradicionalmente, a imagem é levada da Catedral de Belém à Basílica Santuário. Ao longo dos anos, houve adaptações. Uma delas ocorreu em 1853, quando, por conta de uma chuva torrencial, a procissão – que ocorria à tarde – passou a ser realizada pela manhã.


Fontes:
Portal Círio de Nazaré
Imagem;
Guia Cuca
fundacaonazare.com.br

36 comentários:

  1. PROSELITISMO DA MISÉRIA no meu amado Pará. Esse fanatismo visceral que move centenas de milhões de DESALMADOS para Belém para serem espezinhados uns pelos outros no "CORDÃO DA SANTA" enquanto os BENFEITORES CATÓLICOS ficam no ANDAR DE CIMA.
    Essa imundície faz de Belém uma das piores urbanizações brasileiras. Comparem-na com Goiânia. Que discrepância! Goiânia de 1942 e Belém de 1616. Enquanto a ICAR tiver hegemonia em Belém e com o FINGIMENTO, que lhe é peculiar, alimentar esse FANATISMO, Belém será só desordem, desigualdade extrema.
    FRANCISCO DE LIMA GOMES
    f_l_gomes@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. VÁ DORMIR QUE É MELHOR MEU QUERIDO
      QUEM É VC PARA JULGAR OS OUTROS?
      OU PARA QUESTIONAR A RELIGIÃO DAS PESSOAS?
      POR ACASO VC É DEUS?

      AVE MARIA...
      QUE DEUS TE ABENÇOE

      Excluir
  2. Sr. Francisco, o povo paraense é livre e essa é apenas a sua opinião.

    Muito obrigada!

    ResponderExcluir
  3. Senhor Francisco, sou de Deus.
    Como ele me ensinou a amar e respeitar o próximo, não tenho motivos para aceitar desafios e/ou provocações de ímpios e/ou de beatos.

    Abençoado seja!

    ResponderExcluir
  4. Você é de Deus ou é do Papa, "o infalível"?
    Beato é uma terminologia do dicionário católico, minha cara.
    Não é necessário outra religião roube a hegemonia católica, para que as melhorias aconteçam com o tempo. Basta, tão somente, que essa imundície de religiosidade dê uma chance ao país, cujo ordenamento jurídico já não lhe concede monopólio religioso, como outrora, felizmente.
    Nós evangélicos, por exemplo, não pretendemos obter privilégio jurídico para influenciar. queremos é liberdade de culto e livre manifestação do pensamento, porque historicamente foi assim que crescemos, evoluímos e ajudamos as comunidades a prosperar e a serem autônomas.
    Saudações em Cristo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ih nem mexe com quem tá quieto

      vc é evangélico
      pois vc é um péssimo exemplo
      vc quer discutir...
      vá orar meu querido

      Excluir
    2. FRANCISCO DE LIMA GOMES, vc que nem tem coragem de aparecer, prove de seu próprio veneno!!! Quando ofendes a fé alheia, mostras a tua face de tirano, a serviço do capeta, deves ser discípulo do Edir Satanás de Macedo, que morre de inveja por não conseguir manifestação religiosa maior que a do Círio. Não tenho religião, mas se tivesse que escolher com certeza não seria a da Universal do roubo do Demo, quase todo mundo que não presta tá por lá, tudo quando é presidiário, estupradores, assassinos, traficantes, todos esses são evangélicos. O Edir Pilantra Macedo, é o maior sociopata do país, engana muitos com seu falso moralismo e sua doença psiquiátrica sem cura!!! Os pastores tocam seu rebanho, tosando até a alma de suas ovelhas, levam tudo que podem!!! Ora se manque, vem falar da fé, vcs são cegos e não veem o quanto servem ao diabo!!! MDA - Belém do Pará

      Excluir
    3. Senhor Francisco, sou de PAZ e não levarei em consideração suas ofensas.
      Peço à Deus que o abençõe e leve tranquilidade ao seu coração.

      Excluir
  5. Respostas
    1. O que a Igreja Católica entende por país livre? País com monopólio da expressão religiosa? Ah, é por isso que Bento XVI veio aqui em 2007 para retornar o Catolicismo à condição Religião Oficial no Brasil, deixando todas as outras Igrejas na clandestinidade. Que liberdade hein? Isso vocês não falam, não é?
      Vocês odeiam os evangélicos porque nós operamos em liberdade, somo um número incontável de Igrejas Evangélicas e a cada dia pode se abrir uma nova Igreja. No meio evangélico não há monopólio. Vocês não merecem o mesmo tratamento.
      Vocês odeiam os grandes líderes evangélicos tal como o foi com Martinho Lutero.
      Vocês só não fazem MONOPÓLIO DA RELIGIÃO NO BRASIL porque o amadurecimento sócio-político brasileiro, COM A GRANDE CONTRIBUIÇÃO DO EVANGÉLICOS, não permite mais que voltemos à Idade Média (Idade das Trevas) em que o ator principal era a Igreja Católica Apostólica Romana com o seu domínio e controle da vida das pessoas, sobremodo as mais pobres.

      Excluir
  6. Graças à Deus, crença religiosa, direito de ir e vir, representação da cultura, tradições ...ainda são permitidas !!!
    Patrícia Justino/ santo andré/SP

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Certamente, Patricia!
      Respeito é sempre muito bem vindo.
      Muito obrigada!

      Excluir
    2. Patrícia, é isso mesmo!
      Mas o que a Igreja Católica entende, desde os primórdios até hoje, de liberdade?
      "Vocês só não fazem MONOPÓLIO DA RELIGIÃO NO BRASIL porque o amadurecimento sócio-político brasileiro, COM A GRANDE CONTRIBUIÇÃO DO EVANGÉLICOS, não permite mais que voltemos à Idade Média (Idade das Trevas) em que o ator principal era a Igreja Católica Apostólica Romana com o seu domínio e controle da vida das pessoas, sobremodo as mais pobres."

      Excluir
  7. Tentei antes comentar, mas não sei pq meu comentário não foi publicado. Vamos ver se agora funciona!!!
    Parabéns Lígia pelas respostas, não se deixe atingir por pessoas que se acham acima, melhores que os outros,pq tem essa ou aquela religião. Não sou católica, mas tenho muito respeito pela Maria, Mãe de jesus, acredito em sua evolução espiritual, e sei que a imagem é um recurso que as pessoas utilizam, para homenageá-la, assim como usamos as fotos de nossos entes queridos que se foram. Sempre digo e, até escrevi no meu face, que o respeito é a base do amor, se não há respeito, não há amor e, portanto, não se tem condição moral de levar a mensagem de Jesus, que não julgou, não condenou e nem criticou ninguém!!! Quem não respeita a fé alheia, é digno de compaixão, pois é alguém muito enfermo. Ódio, fundamentalismo e
    propagação da maledicência são formas de intolerância e isso nada tem a ver com Cristo!!! Mônica Azevedo - Belém-Pará.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mônica, quando vc nos diz:
      " Não sou católica, mas tenho muito respeito pela Maria, Mãe de jesus, acredito em sua evolução espiritual, e sei que a imagem é um recurso que as pessoas utilizam, para homenageá-la, assim como usamos as fotos de nossos entes queridos que se foram."
      Mostra a grandeza que existe no seu respeito a fé e pelo livre arbítrio.
      Muito obrigada, Mônica Azevedo!

      Excluir
  8. meu Pai amado quanta ignorância e falta de respeito...vale lembrar que:
    Política, futebol e religião não se discute!
    ah e tenha respeito com o POVO PARAENSE, um povo hospitaleiro, que se orgulha do AÇAÍ, NÓS SOMOS PAPA CHIBÉ MESMO E DAÍ QUAL O PROBLEMA? te incomoda?
    e não venha forte, que eu sou do norte!
    O Círio de Nazaré é o mais belo que há..a Fé se renova, os devotos são abençoados por Maria.
    ah equanto a corda...
    Acorda! É a corda!

    Acorda! Que é hora!
    De pegar a corda
    Acorda! O Círio não tarda
    A corda, tua fé, tua paga.

    Conseguiu uma graça?Acorda!
    Na corda tua paga, a promessa.
    Madrugar, a corda tem pressa.
    Sacrifício, por um lugar a corda.

    Corpos prensados unidos na corda
    Acorda para ver a corda passar
    Na corda se iguala no sacrificar
    Homens, mulheres, indistintos na corda.

    Testar resistência é na corda.
    Sobre-humanos, corda e fé.
    Corda, devoção para Nazaré.
    Mais uma promessa cumprida na corda.

    Acorda! Acorda!
    É o Círio!
    Lá vem a Corda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, Lana!
      Vamos concordar que para tirar a nossa Paz tem cada um nesse mundo...

      Excluir
    2. Lana, você não entendeu quando eu disse "PROSELITISMO DA MISÉRIA no meu amado Pará...". Sou paraense, moro em Brasília há 20 anos e Retornarei em breve. Estive aí em férias e retornei no final de Set/12.
      Fico triste com a "festa" que desafia a inteligência de qualquer humano: muitos se espezinhando para uns poucos se divertirem. Depois da "festa" eles enchem a cara de cachaça e cambaleiam no Ver-o-peso enquanto vocês vão para suas casas.
      Muitos deles são ribeirinhos DESALMADOS, cegos dos seus direitos como cidadãos.
      Todo ano eles vêm engrossar o "Cordão".
      A única coisa que lhes acontece é: FICAM MAIS VELHOS, MAIS CANSADOS E MAIS POBRES.
      E tome catolicismo neles para que sejam numerosos para a diversão de vocês cujo objetivo é: ARREGIMENTAR MULTIDÕES PARA O INFERNO (terreno e para além) COM REQUINTE DE CRUELDADE.
      Vocês católicos, da classe média pra cima, não vivem sem GRANDE NÚMERO DE MISERÁVEIS DESALMADOS.
      Isso é liberdade? Liberdade para se deleitar com a misérias dos outros?
      Vocês não aguentam esse tipo de questionamento!

      Excluir
  9. Respostas
    1. Mesmo que eu fosse desprezado pelos 7 bi do mundo, ainda assim, seria amado por Deus.
      Ele ama a mim, a você, a todos os 7 bilhões de viventes, incondicionalmente.
      Isto é, sem exigir que se espezinhando no Círio de Nazaré, atrás de um ídolo que não houve que não vê, que nada pode fazer.
      Que Deus maravilhoso, hein?
      Desse Deus que não exige sacrifícios VÃOS e sim misericórdia eu posso falar.

      Excluir
    2. Nossa, quer dizer que vc ouve e vê Deus??? Eu vejo e ouço Deus, assim como vejo e ouço Nossa Senhora de Nazaré e Jesus , através do amor e da fé!!! Vc não tem nada de misericordioso, vc é um fanático fundamentalista e desrespeitador da crença alheia. Vc devia, realmente, se equilibrar, pra não julgar os outros, olhe, primeiro a si mesmo e veja que em suas palavras há amargura e intolerância. Acredito na Mãe de Jesus e não vou na corda, mas respeito quem escolhe esse caminho!!! Cada um sabe de sua fé, desde que, não desrespeite o próximo, como vc faz, aí merece resposta. Geralmente, pessoas assim, são voluntariosas, foram criadas sem limites e acham que o mundo gira em torno de si, são grandes tiranos em casa e posam de bons moços na rua e na igreja, são sepulcros caiados, cheios de iniquidade, disseminam preconceitos e são sequiosos de sentimentos odiosos. Vou orar pra que vc encontre a paz, que só existe onde se vive em liberdade e esta liberdade, meu querido, só se adquire com conhecimento e, principalmente, autoconhecimento. Que a vida lhe ensine a amar, já que a sua interpretação da bíblia não lhe ensinou!!!
      Mônica Azevedo - Belém-Pará

      Excluir
  10. Ligia não ligue para pessoas que acham que estão acima do bem e do mal se é que este senhor entende todos temos direito de decidir nosso credo somos um país livre pelo menos pra isso. Religião pra mim traduz-se em amor e não em ódio e despeito como estão carregadas as palavras deste senhor... Vamos adotar com esta pessoa, pra depois não sermos taxados de mal educados ou outros xingamentos, a lei do muruci cada um cuida de si... O senhor em questão é feliz com a religiao que tem??? Se sim parabéns seja feliz! Agora não venha esculhambar com aminha e nem com a de ninguém. Respeito as pessoas pelas almas que carregam, pelas atitudes de amor e não pelo templo religioso que frequentam !!! Ora me poupe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Marcia!
      Mas, parece que esse Senhor é mesmo um desequilibrado, pois nossa amiga Marli Braga encontrou aqui nesse comentário que ele fez sobre os evangélicos:

      FRANCISCO DE LIMA GOMES A Assembléia de Deus ensinou a não estudar e com isso privou muitas famílias da evolução natural, durante décadas. A Assembléia de Deus é uma espécie de hiena que nunca confrontou o sistema perverso de dominação perpetrado pela mentalidade ibero-católica, de mendigos e coronéis reminiscência da colonização portuguesa. Nunca confrontou porque não tem moral e ética para tanto. E agora, locupleta-se da horda do mal que assola sobremaneira o legislativo brasileiro. Ela nunca o fez porque é uma hiena. Chegou onde chegou mas nunca passou de hiena que sempre viveu das carniças abandonadas pelos leões devoradores da sociedade brasileira.

      Herdeiros do catolicismo e do patrimonialismo português. Posso de origem assembleiana, não sou idiota, por isso posso fazer essa constatação sem constrangimentos.

      A IEAD não é uma Igreja Cristã Protestante porque fez tudo ao contrário do espírito da Reforma. A IEAD é endossadora da virulência católica no Brasil.

      FRANCISCO DE LIMA GOMES filgomes@bol.com.br


      Ou seja, deve ser apenas um maluco, mesmo

      Excluir
  11. Só uma piadinha pra descontrair: Uma pessoa morreu e foi ao céu, como era comerciante aqui na terra tentou levar e vender no céu suas bebidas e montou sua barraca, conseguiu vender um pouco de bebida e o movimento foi bom, aí se perguntou, se no céu eu vendi bem, imagina no inferno??? Vou pedir pra ir pra lá! Chegando no inferno, um calor danado, pensou que ia vender muitas geladas e quando terminou o dia não tinha vendido nada, foi saber pq, e descobriu que no inferno só tinha evangélico fundamentalista. kkkkkkkkkkkkkkk... MDA - Belém do Pará.

    ResponderExcluir
  12. meus amigos, o fundamentalismo é um grande mal dentro do protestantismo, deforma a fé, q já é deformada pq incompleta... qto mais uma religião q deve tanto ao catolicismo, pq nós guardamos a bíblia pra eles botarem debaixo do braço e encaparem com ziper...mas, sabe o q nós fazemos nestes casos??? rezamos mto, colocamos nossos joelhos no chão e pedimos justamente pra essa mulher q eles tanto odeiam, q o próprio Lutero admirava...sim, nós pedimos pra q Nossa Senhora converta estes corações... estamos em oração, pra q haja um só pastor e um só rebanho!!!! amem!!! +MJMJ+

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, Flavia Alfinito!
      Amém!

      Excluir
    2. Flávia, como poderíamos odiar alguém que não existe e nunca existiu. A Maria que vocês cultuam é apenas um mito que vocês inventaram. Se vocês lessem a Bíblia de vocês veriam: "...doravante me chamarão de bem-aventurada...". E vocês a idolatram. E a usam como instrumento de manipulação dos incautos e desalmados.
      Vocês necessitam mortalmente de mendigos por toda parte para fazerem "boas-obras" e "ir para o céu".
      A verdadeira fé, ao contrário, não necessita de miseráveis.
      Que diferença, hein? Vamos discutir sobre o que isso significa?
      O Brasil está se desenvolvendo e vai ficar muito caro fazer "caridade católica". Não vai custar mais só R$ 0,50 nos semáforos. O que vocês vão fazer?
      Quero um Brasil de pessoas com dignidade, sem miséria e a minha fé em Deus me dá liberdade para pensar assim.
      Isso é querem ser superior a alguém?
      Quem, de fato, quer estar acima de outrem?
      E agora?

      Excluir
    3. É só reunirem todos os pastores e bispos e manda-los doarem tudo que tem, que eles acabariam com a miséria por aqui!!! Como que Maria não existiu, Jesus veio do vento foi??? Devia mandar o Edir Malígno Macedo, usar sua concessão televisiva, a fim de construir um país melhor, e não pra ganhar mais dinheiro e disseminar preconceitos. Sociopata dos infernos, falei pq vcs gostam de ofender!!! MDA Belém do Pará.

      Excluir
  13. Se os Católicos precisam de mendigos como vc falou, vcs precisam de incautos pra darem todo o dinheiro pra vcs da universal do roubo do demo. Não tenho religião, mas até dos incautos da tua igreja tenho compaixão, pq vcs fazem lavagem cerebral nos pobres. Já ia me esquecendo as pessoas que estão nos sinais vendendo água e chopp (sacolé) e picolé, são evangélicos da iurd, que são estimulados pela igreja de vcs a venderem até as calças, pra levarem todo seu dinheiro, em busca de um propósito, como se Deus, quisesse ou precisasse de dinheiro!!! MDA Belém do Pará.

    ResponderExcluir
  14. A "imundície" a que este "ser" se refere só poderia mesmo vir de uma mente que cultua ao Edyr Picareta Macedo. Respeite a opção religiosa de cada um! Nós, felizmente, nos espezinhamos no "Cordão da Santa" por fé, amor, ou agradecimento por graças alcançadas, muito diferente dos cultos fanáticos que ele deve frequentar, onde se "tira o diabo do corpo" de dezenas de pessoas ao mesmo tempo, e em seguida se distribui centenas de boletos bancários aos pobres e inocentes explorados! Vá procurar o que fazer, meu senhor, e se não encontrar, vá tirar o diabo do corpo (e da mente) de si mesmo!!!

    ResponderExcluir
  15. Minhas caras e meus caros,
    Meu último comentário.
    Li tudo que escreveram, peço que leiam tudo que escrevi.
    Se assim o fizerem, alguns de vocês não serão como antes. Porque alguma coisa do que escrevi - tenho certeza - será motivo de reflexão por vocês.
    O estágio de liberdade (para todos) que há no Brasil hoje, vem sendo conquistada com muita raça e o segmento dos evangélicos tem uma contribuição que merece respeito.
    Já fui católico e sei o que é ser católico.
    Vocês sabem o que é ser evangélico?
    A Igreja Católica sempre quis explosão demográfica perniciosa: 10, 20 filhos por família miserável (que por medo + falta de consciência + falta de política pública) segue proliferando-se como animais.
    Esse é só um indicadorzinho.
    A Igreja Católica também é o maior vampiro das verbas públicas: milhares de locais católicos, reformados, ampliados e até construídos do zero. Ainda hoje!
    Isso porque não é mais a "Religião Oficial", constitucionalmente falando.
    Ora, que moral vocês católicos têm para falar de liberdade? Que moral vocês têm para nos falar de respeito?
    Comecem corrigindo o seguinte:
    1) "Virgem de Nazaré, padroeira dos CATÓLICOS paraenses!".
    2) "Nossa Senhora Aparecida, padroeira dos CATÓLICOS brasileiros".
    LIBERDADE e RESPEITO, sem ensacolar todo mundo.
    Nós, os evangélicos, rompemos a barreira social, financeira, cultura (preconceitos de inferioridade que a ICAR nos atribuia e outros).
    A nossa contribuição não é só para os evangélicos.
    Graças a Deus o Brasil melhorou e nos orgulhamos muito dessa contribuição.
    Nossa visão é coletivista e não individualista como é a marca do catolicismo.
    "Mais privilegiados" e "menos privilegiados" são terminologias do dicionário/ideário católico.
    Aliás, o nosso ideário precisa ser repovoado com novas palavras, dizeres, e expressões como "meritocracia" e outros.
    Dito!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ...COMPLEMENTO...
      Desculpe, esqueci desses pontos:
      3) CNBB - Conferência Nacional dos Bispos CATÓLICOS do Brasil.
      Há outros Bispos no Brasil, além dos Católicos.
      Ah! EU NÃO SOU DA IGREJA UNIVERSAL.
      Não existe somente o Bispo Macedo de Líder Evangélico no Brasil.
      Aliás, o Sacerdócio Universal instituído por Cristo nos incumbe a todos.
      "Ide por todo o mundo... Fazei discípulos meus todas as nações..."
      Ok!

      Excluir
    2. Vc não faz discípulos, vc faz inimigos, sua grosseria ao falar, denuncia um ódio, um recalque, que só a psiquiatria e a psicologia poderiam ajudar-te!!! Aprenda a levar a mensagem de cristo com mansidão, pq arrogância e preconceitos, só denotam a sua incapacidade de respeitar e amar o próximo. Não sou Católica, e nem frequento a procissão do Círio, mas tenho um respeito enorme pela Nossa Senhora de Nazaré, e é inegável que a atmosfera em Belém é de fé, e se vc não vê é pq seu ódio o impede, mas muitas pessoas católicas ou não, sentem. Se as pessoas vão comemorar bebendo no ver-o-peso, nas suas casas, nos bares, onde for, elas estão exercendo seu livre arbítrio, assim como vc o faz. Tudo que fazemos tem retorno, e nós temos o direito de escolher a nossa caminhada, desde que não queiramos que o outro seja como nós somos. Somos únicos e nenhum de nós é desalmado, somos todos filhos de Deus e, todos somos valorosos, inclusive vc, com toda sua presunção,preconceito,vaidade e orgulho, inclusive eu com todos meus defeitos, somos todos imperfeitos, mas todos temos centelha divina. Mônica Azevedo - Belém-Pará.

      Excluir

COPIE E LEVE COM VOCÊ O NOSSO BLOG E A COR DO AÇAÍ.

BannerFans.com

Recado

Paixaoeamor.com