Ajuruteua

Ajuruteua
Powered By Blogger

segunda-feira, 25 de julho de 2011

HÉLIO LEITES - ARTISTA PARANAENSE




Hélio Leites, um artista de muitas linguagens. Um artista plural.



Sobre o artista:
Hélio Leites é poeta, performer e bottom-maker. Trabalha com objetos como caixinhas de fósforo, botões, rolhas, latas, madeira e restos de material entalhado, que em suas mãos são transformados em personagens que contam histórias, prendendo a atenção de crianças e adultos.

Cursou xilogravura, monotipia, colagem, desenho e cerâmica. Desde 1974 participa de diversas exposições em cidades do Paraná, São Paulo e Goiás, além de ter integrado a Bienal Alternativa na Cidade do México e ostentar o Prêmio Aquisição em Apucarana (PR), em 1975. O artista de múltiplas linguagens tem a arte postal como uma de suas paixões e é conhecido por trabalhar com materiais inusitados, criando performances com caixas de fósforos, retrós de linha, pequenos objetos e, especialmente, botões.

As suas criações expõem sentimentos, ensinam literatura, discutem valores, educam, emocionam e criam laços entre as pessoas, por meio de objetos feitos a partir de lixo. É possível conhecer a história da humanidade nos botões pendurados, chamados carinhosamente por Leites de "parangohélicos" – termo que se refere aos parangolés criados pelo artista plástico brasileiro Hélio Oiticica, na década de 1960. Em um dos espetáculos manipula bonequinhos que ficam na aba do seu boné e contam, por exemplo, a história do descobrimento do Brasil.

A obra de Leites não é estática, vai a escolas, praças, feiras e muitos outros lugares. É munida de um enorme potencial educativo, suscitando idéias e reflexões que vão desde a literatura, ecologia, até conceitos do esporte, tudo através da arte e da história do artista. “Mínimos” retrata, nas palavras de Leites, “a história de um artesão lutando com caixinhas de fósforo, palitos de sorvete e outras miudezas, tentando consertar o jeito do mundo se enxergar e se aceitar”.

Assista um vídeo depoimento de Hélio Leites:


Fontes:
www.bemparaná.com.br
You Tube
Google Images

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COPIE E LEVE COM VOCÊ O NOSSO BLOG E A COR DO AÇAÍ.

BannerFans.com

Recado

Paixaoeamor.com