Ajuruteua

Ajuruteua
Powered By Blogger

segunda-feira, 4 de julho de 2011

"A LEGIÃO NEGRA" - OSWALDO FAUSTINO


Romance histórico do jornalista Oswaldo Faustino aborda uma faceta pouco conhecida da história nacional: a participação voluntária de um grande número de afro-brasileiros a Revolução Constitucionalista de 1932, contra o regime de Getúlio Vargas a quem, contraditoriamente, grande parte desses combatentes reverenciava como “pai dos pobres”.

A cada capítulo, Faustino recria os valores de uma época pautada pelo patriotismo, mas també...m por um intenso preconceito racial. Um dos méritos do livro é mostrar que, apesar de alijados de direitos e com chances mínimas de ascensão social, milhares de negros aderiram a uma causa estranha à sua realidade – causa que, embora justa, traria ínfimas mudanças à sua situação de excluídos. “Poucos brasileiros sabem que esses bravos batalhões existiram. Infelizmente, o protagonismo negro continua fora da história oficial”, afirma Faustino.


Sobre o autor:
Oswaldo Faustino é jornalista com passagem pela Folha de SP, pelo Estadão (por 26 anos) e outros jornais, como o Diário Popular, onde foi editor de Cultura/ Variedade.Trabalhou em rádios, TVs, revistas. Atualmente, colabora para a revista Raça Brasil. Aposentado, dedica-se à literatura e já publicou alguns livros.

Editora: Selo Negro/ Summus


Serviço:
Horário: 20 julho 2011 de 19:00 a 22:30
Local: Livraria Martins Fontes, Avenida Paulista, 509. São Paulo
Rua: Avenida Paulista, 509, São Paulo
Cidade/estado São Paulo

Produzido por: Lia Helena Giannechini

Fonte:
Lia Helena Giannechini por e-mail

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COPIE E LEVE COM VOCÊ O NOSSO BLOG E A COR DO AÇAÍ.

BannerFans.com

Recado

Paixaoeamor.com