Ajuruteua

Ajuruteua
Powered By Blogger

quarta-feira, 16 de junho de 2010

MEU AVÔ, MAESTRO JERÔNIMO GUEDES.



Na foto o magno pesquisador, Professor Ademir Heleno Rocha.

Há vários anos procuro algum vestígio que comprove a contribuição cultural que meu avô materno, Maestro Jerônimo Guedes, fundador da Banda Paulino Chaves, em Abaetetuba, tenha nos deixado como legado.
.
.Esta semana consegui afinal realizar este sonho, graças ao trabalho incansável de um grande paraense, Professor Ademir Rocha, abaetetubense notável, pesquisador de religião, genealogia e memória biográfica, ambientalista e alguém que precisa ser muito divulgado, pois no magnífico resultado de suas pesquisas vc poderá aprender sobre a história daquela cidade, de seus fatos históricos, árvores genealógicas, nomes de ruas, vultos famosos e personalidades que contribuíram para o desenvolvimento político, e sócio cultural do nosso Pará.
.
.Muito Obrigada, Prof. Ademir!
Em meu nome e em nome de todos os descendentes do Maestro Jerônimo Guedes.
.
.Deixo aqui o link do Blog do Prof. Ademir para que vc aproveite de toda a informação que nos presenteia este admirável paraense.
.
.
http://ademirhelenorocha.blogspot.com/
.
.
.COMO NASCEU A BANDA PAULINO CHAVES?
.
.Essa banda, rival da Banda Carlos Gomes, nasceu de um 2º atrito dos padres da Igreja Católica c/os dirigentes da Banda Carlos Gomes.
.
.Em 1918, quando o vigário de Abaeté era o Padre Luiz Varella/Padre Luiz de França do Amaral Varella, aconteceu o 2º atrito dos padres da Igreja Católica c/os dirigentes da Banda Carlos Gomes, já sob a direção de Raimundo Pauxis. O atrito novamente leva em conta os festejos do patrono da Banda Carlos Gomes, São Raimundo Nonato que, segundo o padre, foge inteiramente das normas de uma festa de santo católica, devido os excessos nesses festejos e a não prestação de contas dos lucros auferidos nas festas e o fato dessa festa ser organizada inteiramente p/leigos s/a presença efetiva de um padre.
.
.Novamente o atrito entre essas duas partes, leva à criação de uma nova banda, a Banda Paulino Chaves. Esta nasce p/influência do Padre Luiz Varella, que convence o músico e fogueteiro Jeronimo Guedes a fundar e assumir a nova banda. O Pe. Luiz Varella também usou a estratégia de recorrer às autoridades locais, para tirar músicos da Banda Carlos Gomes e levá-los a compor na Banda Paulino Chaves. Essa estratégia não produziu muitos efeitos, devido à fidelidade dos músicos da Banda Carlos Gomes ao Mestre Raimundo Pauxis e à Banda Carlos Gomes. E também os organizadores das festas religiosas da cidade de Abaeté que continuavam a dar preferência à Banda Carlos Gomes p/ser uma banda tradicional e de renome no cenário municipal e estadual.
.
.Na verdade o músico e fogueteiro Jerônimo Guedes funda a Banda Paulino Chaves a partir do “Grêmio Guarany”, que era um dos inúmeros clubes musicais do início do séc. 20 em Abaeté. O Grêmio Guarany vem desde o ano de 1910. Jerônimo Guedes foi o primeiro mestre e maestro da nova banda e seus músicos tocavam à paisana, por amor à arte musical, nada recebendo. Subsistiu de 1919 a 1935.
.
.LÍGIA SAAVEDRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COPIE E LEVE COM VOCÊ O NOSSO BLOG E A COR DO AÇAÍ.

BannerFans.com

Recado

Paixaoeamor.com