Ajuruteua

Ajuruteua
Powered By Blogger

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

TAPI'I'RAPÉ: O CAMINHO DA ANTA


Documentário paraense sobre Índios Aikewára é lançado na internet

As constelações dos índios Suruí Aikewára. Este é o tema do documentário Tapi’i’rapé: o Caminho da Anta, lançado nesta terça (07) na internet, no canal Youtube. Narrado por Apí Suruí, o filme mostra como a Anta e outros animais subiram ao céu por uma escada de flechas, dando origem as constelações Aikewára.

O documentário é resultado do projeto da Universidade da Amazônia (Unama), chamado “Crianças Suruí Aikewára: entre a tradição e as novas tecnologias na escola”. A coordenadora do projeto, Ivânia Neves, explica que ao longo do projeto serão produzido 4 livros e 4 filmes didáticos para escola Aikewára.

O objetivo destes materiais é conciliar a tradição cultural dos índios Suruí com as novas tecnologias, de tal maneira, que sirvam de apoio à estrutura de ensino. O filme “Tapi’i’rapé” é um dos 4 filmes produzidos.

Maurício Neves, Co-Diretor dos filmes, conta que a produção tem sido muito bem-vinda pelos índios, que ao verem sua cultura transportada para o vídeo, afirmam seus costumes ante as novas tecnologias. “Na aldeia todas as casas possuem televisão, o problema é que nada da cultura Aikewára havia sido produzido nestas mídias”, afirma.

No filme, o público percebe que o céu dos índios Aikewára tem suas peculiaridades. As constelações e os desenhos no céu, como são chamamos pela tribo, representam animais amazônicos como a Anta, o Jabuti e a Onça.

Os Suruí Aikewára são índios castanheiros, que vivem na terra indígena Sororó - um grande quadrado de floresta preservada - entre os rios Araguaia e Tocantins no sul do Pará. Segundo o último senso da aldeia, os Aikewára são pouco mais de 300 índios

Confira abaixo o Documentário:


Fonte:
Guiart.com.br
Aikewarára: entre histórias, castanhas e estrelas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COPIE E LEVE COM VOCÊ O NOSSO BLOG E A COR DO AÇAÍ.

BannerFans.com

Recado

Paixaoeamor.com