Ajuruteua

Ajuruteua

segunda-feira, 2 de maio de 2011

ERNESTO SÁBATO


"A vaidade é um elemento tão sutil da alma humana que a encontramos onde menos se espera: ao lado da bondade, da abnegação, da generosidade!"

"Quem sabe se o que nós fizemos até agora foi simplesmente supervalorizar a sensatez que, com frequência, é simples mediocridade?"

"Estamos próximos mas estamos há uma distância incomensurável, estamos próximos mas estamos sós"

"Os best-sellers estão para a literatura como a prostituição está para o amor.

"A verdade é perfeita para a matemática, a química, a filosofia, mas não para a vida. Na vida contam mais a ilusão, a imaginação, o desejo e a esperança."


Sobre o autor:
O escritor argentino Ernesto Sábato morreu neste sábado aos 99 anos em sua casa, nos arredores de Buenos Aires, segundo pessoas próximas ao autor. Um dos maiores nomes da literatura argentina, Sábato estava há vários anos praticamente cego e se mantinha recluso em sua residência na cidade de Santos Lugares. Nos últimos dias uma bronquite complicou seu estado de saúde, afirmou sua companheira, Elvira González Fraga, em entrevista à imprensa local.

O escritor, que nasceu na cidade de Rojas em 24 de junho de 1911, obteve o título de doutor em Física em 1938 pela Universidade Nacional de La Plata, mas deixou a carreira científica nos anos 1940 para se voltar à literatura com a publicação da compilação de ensaios "Alguém e o Universo". O reconhecimento internacional veio em 1961 com "Sobre Heróis e Tumbas", e a consagração definitiva ocorreu em 1974 com "Abadon, o Exterminador", que completam a trilogia iniciada com "O Túnel" (1948), adaptada ao cinema em 2006.

Agraciado com o Prêmio Cervantes em 1984 e proposto como candidato ao Nobel de Literatura de 2007, Ernesto Sábato não só foi reconhecido por seu ofício de escritor, mas além disso presidiu em 1984 a Comissão Nacional sobre Desaparecimento de Pessoas (Conadep). Este grupo redigiu o relatório "Nunca mais", uma obra-chave que relata os horrores da última ditadura militar argentina (1976-1983).


Fontes:
Último Segundo
Pensador.info
Google Images

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COPIE E LEVE COM VOCÊ O NOSSO BLOG E A COR DO AÇAÍ.

BannerFans.com

Recado

Paixaoeamor.com