Ajuruteua

Ajuruteua
Powered By Blogger

sábado, 26 de março de 2011

MUSEU PARAENSE EMÍLIO GOELDI - "DOCUMENTAÇÃO DIGITAL DA ARTE RUPESTRE"


Goeldi oferece curso sobre documentação de arte rupestre

Agência Museu Goeldi - Entre os dias 13 e 15 de abril, o setor de Arqueologia do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG) realizará o minicurso “Documentação Digital da Arte Rupestre”, sob a orientação da Dra. Trinidad Martinez i Rubio, do Departamento de Arqueologia e Pré-história da Universidade de Valencia (Espanha).
As atividades, limitadas a quinze participantes, acontecerão na Sala de Reunião da Coordenação de Ciência Humanas, no Campus de Pesquisa do Goeldi (Avenida Perimetral, 1901), entre 9 e 12 horas e das 14 às 17 horas, totalizando 18 horas de atividades.






Durante o minicurso, será possível conhecer os principais sistemas de documentação de arte rupestre, bem como os conceitos básicos do método desenvolvido na Universidade de Valencia. Depois, segue-se a parte prática, que dará ênfase em três itens: decalque, painel e sítio arqueológico.

Os estudantes, dentre outras atividades, aprenderão a manusear softwares e ferramentas empregados na confecção de decalques (cópias) de pinturas rupestres, bem como a técnica utilizada na reconstrução bidimensional de painéis. Além disso, terão contato com os procedimentos de coleta de dados em sítios arqueológico, a exemplo do método para reconstruir a topografia de um sítio.

Para se inscrever é necessário apresentar: cópia do Currículo Lattes; Carteira de Identidade; comprovante de matrícula ou declaração do orientador, para alunos de pós-graduação em arqueologia; e comprovante institucional, para os técnicos em Arqueologia. Serão priorizadas as inscrições de arqueólogos – especialmente os que trabalham com arte rupestre –, alunos de graduação e pós-graduação em Arqueologia e técnicos em Arqueologia.

A documentação pode ser enviada, de 30 de março até 4 de abril, por e-mail (arqueologia@museu-goeldi.br) ou entregue na Secretaria da Arqueologia, no Campus do Museu, aos cuidados de Edna Moutinho. O resultado da seleção será divulgado em 5 de abril. Outras informações através do (91) 3217-6046.

É importante destacar que, durante as aulas, cada aluno deverá trazer seu computador pessoal para a realização da parte prática do curso.

Serviço:

Minicurso “Documentação Digital da Arte Rupestre”, com a Dra. Trinidad Martinez i Rubio, da Universidade de Valencia (Espanha). Entre 13 e 15 de abril, de 9 às 12h e de 14 às 17h, na Sala de Reunião da Coordenação de Ciência Humanas, Campus de Pesquisa do Museu Goeldi (Avenida Perimetral, 1901). Carga horária: 18 horas. 15 vagas.

Texto: Diego Santos


Fonte:
Museu Paraense Emílio Goeldi
Google Images

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COPIE E LEVE COM VOCÊ O NOSSO BLOG E A COR DO AÇAÍ.

BannerFans.com

Recado

Paixaoeamor.com