Ajuruteua

Ajuruteua
Powered By Blogger

quarta-feira, 23 de março de 2011

BRAGANÇA - MUNICÍPIO PARAENSE


Bragança é um município brasileiro do estado do Pará. Localiza-se a uma latitude 01º03'13" sul e a uma longitude 46º45'56" oeste, estando a uma altitude de 19 metros. Sua população estimada em 2010 era de 113.863 habitantes.
Bragança é uma terra que tem muito a oferecer ao turista, pelas tradições que atravessam os séculos. A Igreja de São Benedito é a guardiã de uma das tradições mais importantes da cultura religiosa do Pará a festa de São Benedito, padroeiro dos Bragantinos, Histórias que os casarões coloniais, à beira do Rio Caeté, testemunham.
A cultura popular resiste levando à cena, há mais 200 anos, intrigante folguedos da Dança da Marujada, uma manifestações surgida em homenagem a São Benedito que exprime toda a riqueza cultural da polpulação humilde e que a cada ano atrai atrai mais pessoas de de outras regiões.
Além da tradição, Bragança oferece ao visitante as delicias da praia de Ajuruteua. Um recanto, quase um paraíso, a 35 Km do centro da cidade. Com a abertura da estrada que liga o balneário à sede, Ajuruteua passou a fazer parte dos roteiros turísticos do Estado. Os encantos e as belezas dos campos naturais brgantinos, dos igarapés e manguezais da região litorânea do Pará, que se revelam já no caminho que liga Bragança a Praia de Ajuruteua.Ajuruteua, em tupi, significa "terra do ajuru". Ajuru é uma fruta típica do litoral paraense
Um fenômeno fantástico, que também se pode assistir no caminho, é o Suatá, protagonizado pelos caranguejos, que saem dos manguesais, à beira da estrada, para o acasalamento. O ritual acontece duas vezes ao ano, nas luas cheia e nova, entre dezembro e maio. Por isso, neste período, deve-se atentar para as placas de sinalização, que indicam: "Atenção. Reduza a velocidade. Caranguejo na pista.”



Fontes:
Wikipédia
Google Images

2 comentários:

  1. Bragança, a minha cidade das ladeiras, do riozinho bairro onde cresci,dos igarapés, da marujada, da praia de ajuruteua, doce ajirú, ajuruteua do mar.Bragança é um porto saudade a me entranhar, já diria Alfredo Reis!!

    ResponderExcluir
  2. Querido Estevam, vc complementou este post com a melhor poesia que aqui poderíamos mostrar.
    Uma declaração de amor vinda do coração de um legítimo nativo das terras bragantinas e que emocionado fala da sua maravilhosa cidade.

    Muito obrigada! Bj

    ResponderExcluir

COPIE E LEVE COM VOCÊ O NOSSO BLOG E A COR DO AÇAÍ.

BannerFans.com

Recado

Paixaoeamor.com