Ajuruteua

Ajuruteua
Powered By Blogger

segunda-feira, 7 de março de 2011

PARABÉNS MULHER, PELO SEU DIA!


Este "Dia Internacional da Mulher" de 2011 é especial para todas nós, mulheres brasileiras.
Nossa auto estima está bombando, afinal elegemos uma Presidenta e cada vez mais nossas irmãs, filhas, colegas, amigas e conhecidas alçam cargos que antes só eram ocupados pelo sexo masculino.
A mulher, este ser dantes tão subjugado ao machismo, começa a passar bem longe desse tipo de sofrimento pelos seus próprios méritos, pela sua competência e pela sua força de vontade.
Para quem na infância só brincou de bonecas, não é fácil trabalhar na construção civil, comandar um batalhão de soldados, ou até mesmo governar um país, mas estamos aí, mostrando do que somos capazes e, com louvor, colhendo louros e glórias.


Parabéns à todas as Mulheres!


O Dia Internacional da Mulher, celebrado a 8 de Março, tem como origem as manifestações das mulheres russas por "Pão e Paz" - por melhores condições de vida e trabalho e contra a entrada do seu país na Primeira Guerra Mundial. Essas manifestações marcaram o início da Revolução de 1917. Entretanto a ideia de celebrar um dia da mulher já havia surgido desde os primeiros anos do século XX, nos Estados Unidos e na Europa, no contexto das lutas de mulheres por melhores condições de vida e trabalho, bem como pelo direito de voto.
No Ocidente, o Dia Internacional da Mulher foi comemorado no início do século, até a década de 1920.
Na antiga União Soviética, durante o stalinismo, o Dia Internacional da Mulher tornou-se elemento de propaganda partidária.
Nos países ocidentais, a data foi esquecida por longo tempo e somente recuperada pelo movimento feminista, já na década de 1960. Na atualidade, a celebração do Dia Internacional da Mulher perdeu parcialmente o seu sentido original, adquirindo um caráter festivo e comercial. Nessa data, os empregadores, sem certamente pretender evocar o espírito das operárias grevistas do 8 de março de 1917, costumam distribuir rosas vermelhas ou pequenos mimos entre suas empregadas.
1975 foi designado pela ONU como o Ano Internacional da Mulher e, em Dezembro de 1977, o Dia Internacional da Mulher foi adotado pelas Nações Unidas, para lembrar as conquistas sociais, políticas e económicas das mulheres, mas também a discriminação e a violência a que muitas delas ainda são submetidas em todo o mundo.

MULHER (Ana Bárbara de Santo Antonio)

Mulher
Quero fazer-te um poema
Com seios de versos
Ancas de estrofes
Sorriso de rima
Olhar poesia

E as mãos feitas de sonetos
As tuas mãos mulher
Que tudo escrevem
Que tudo poetam
Que tudo rimam

Um poema feito do teu cansaço
Arte que ensina a obra feita
Lírica do teu ser
Eleita mulher
Das sete artes

Pintura da alma
Paleta do coração
Quero pintar–te mulher
Com um pincel de razão
Porque toda tu és poesia
E na magia do teu ser
Abrigas no útero o poema
Que no ventre possas ter
Filhos da poesia

musa

Fontes:
panama.adm.br
Wikipédia
Mural dos Escritores
Coração de Saavedra

5 comentários:

  1. OBRIGADA em nome da MULHER que sou com alma de poetisa agradeço em nome da Poesia gesto de amor pelas MULHERES homenageadas por tudo o que são...

    Grata em sentimento poético...

    ana barbara

    ResponderExcluir
  2. Linda Ligia obrigada em nome de mulheres de atitude.
    Isso temos né amiga?
    Como dizia o poeta, ( se todas fossem no mundo iguais a vc) Inteligente.
    te amo,

    ResponderExcluir
  3. Amada prima,vc sempre nos oportunizando reflexões abençoadas!tudo q li é relevante para q possamos tomar atitudes inteligentes diante do mundo em que vivemos.Somos mtos imediatistas e como o texto fala que parcialmente perdeu-se o sentido do dia da mulher pois hj é mais o lado comercial que se explora!dói,viu.........amei o poema "Mulher",lindo!
    qrida q saibamos nos valorizar no sentido mais profundo do ser "MULHER".
    t gosto mto prima!
    do ceu!

    ResponderExcluir
  4. Obrigada pelo seu carinho, que eles continuem a pensar que somos o sexo frágil. Beijos

    ResponderExcluir

COPIE E LEVE COM VOCÊ O NOSSO BLOG E A COR DO AÇAÍ.

BannerFans.com

Recado

Paixaoeamor.com