Ajuruteua

Ajuruteua
Powered By Blogger

terça-feira, 24 de agosto de 2010

5 DE SETEMBRO o "DIA DA AMAZÔNIA"


Dia da Amazônia - 05.09

A Amazônia é a maior floresta tropical do planeta. Ela ocupa dois quintos da América do Sul e metade do território brasileiro, abrangendo os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e parte dos estados do Maranhão, Tocantins e Mato Grosso.

Não é só o tamanho da floresta que impressiona. Ela também é rica em minerais, espécies vegetais e animais, além de guardar cerca de um quinto das reservas de água doce do mundo (graças ao grande volume de água dos seus rios). Ao absorverem carbono, suas árvores contribuem para o equilíbrio do clima mundial. Tudo isso mais a variedade de solos, altas temperaturas e muita chuva faz com que a Amazônia seja um ecossistema auto-sustentável, isto é, capaz de se manter com seus próprios recursos.

Apesar de toda a grandeza da Amazônia, seu solo tem baixa fertilidade. Por isso não adianta derrubar suas árvores para investir na agricultura e em pastos para o gado. Sem a cobertura vegetal para proteger, a água da chuva carrega os nutrientes do solo e o empobrece.

Desmatamentos, disputas pelo domínio de suas terras, caça e pesca sem controle e contrabando de animais e de plantas ameaçam a sobrevivência da floresta e impedem a utilização correta de seus recursos para o bem da humanidade. O melhor que temos a fazer é proteger a Amazônia.





"COMEMORE SEM A FUMAÇA
DEVORADORA
ABRINDO OS OLHOS
RESPIRANDO FUNDO
A ALMA DESTE PLANETA
EM TODO O VERDE DO MUNDO."

LÍGIA SAAVEDRA


Fontes:
IBGE
Imagem:
milenecristina.posterous.com

2 comentários:

  1. Muito boa postagem, encontrei por acaso no Google!!!Parabéns!!Vou compartilhar!!Grande abraço ,Gleison Trindade(candidato a vereador em Nitróis)!!

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigada, Gleison!
    Volte sempre...

    Um terno abraço amazônico

    ResponderExcluir

COPIE E LEVE COM VOCÊ O NOSSO BLOG E A COR DO AÇAÍ.

BannerFans.com

Recado

Paixaoeamor.com