Ajuruteua

Ajuruteua
Powered By Blogger

sábado, 30 de abril de 2011

POLO JOALHEIRO DO PARÁ - EXPOSIÇÃO "LAÇOS ETERNOS"


Exposição Laços Eternos transmite em joias a essência do amor maternal


Joalheiros do Espaço São José Liberto mostram ao público, a partir desta quinta-feira, 28, a exposição “Laços Eternos!”, com joias feitas para comemorar com beleza, carinho e elegância o Dia das Mães. A abertura será às 18h, no espaço de exposições da Casa do Artesão.

Estarão expostas até 15 de maio 78 joias, entre colares, pingentes, brincos, anéis, braceletes e pulseiras, criados por 17 designers e produzidos por 17 microempresários do setor, todos vinculados ao Polo Joalheiro do Pará. O público verá joias em ouro e prata, enriquecidas com muitas gemas minerais e gemas orgânicas (principalmente madeira e sementes da Amazônia).

A mostra, que integra o calendário de eventos anuais do Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama), instituição que gerencia o Espaço São José Liberto, é realizado também pelo governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia (Sedect), e tem o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-PA).


Sobre as pedras preciosas:
Uma gema é um mineral, rocha (como a lápis-lazúli) ou material petrificado que, quando lapidado ou polido, é coleccionável ou usável para adorno pessoal em joalheria. Outros são orgânicos, como o âmbar (resina de árvore fossilizada) e o azeviche (uma forma de carvão).
Algumas gemas, embora valiosas e bonitas, não são suficientemente duras ou são frágeis demais para serem usadas em joias (por exemplo, rodocrosita), mas são exibidas nos museus e procuradas por colecionadores.

As gemas são descritas e classificadas por gemólogos através de diferentes especificações técnicas. Em primeiro lugar, vem sua composição química. Os diamantes, por exemplo, são constituídos por carbono (C), os rubis e safiras, por óxido de alumínio (Al2O3). Dependendo da simetria dos cristais, as gemas são enquadradas em um de sete sistemas cristalinos: cúbico, hexagonal, trigonal, tetragonal, ortorrômbico, monoclínico ou triclínico. Um outro termo usado é o hábito, a forma ou combinação de formas que a gema exibe. Como exemplo, os diamantes cristalizam no sistema cúbico e são encontrados frequentemente na forma octaédrica.

Uma seleção de seixos de gemas polidos por abrasão em tambor cilíndrico. O seixo maior tem 40 mm de comprimento .
1 - Turquesa, 2 - Hematita, 3 - Crisocola, 4 - Olho de tigre 5 - Quartzo, 6 - Turmalina, 7 - Cornalina, 8 - Pirita, 9 - sugilite, 10 - Malaquita, 11 - Quartzo rosa, 12 - Obsidiana, 13 - Rubi, 14 - Ágata muscínea, 15 - Jaspe, 16 - Ametista, 17 - Ágata azul, 18 - Lápis-lazúli


Fontes:
Wikipédia
Agencia Pará de Notícias
Imagem:
flickr.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COPIE E LEVE COM VOCÊ O NOSSO BLOG E A COR DO AÇAÍ.

BannerFans.com

Recado

Paixaoeamor.com