Ajuruteua

Ajuruteua
Powered By Blogger

sábado, 2 de abril de 2011

ANTONIO JOSÉ LANDI - ARQUITETO ITALIANO







Giuseppe Antonio Landi é o principal protagonista de um conjunto de obras que constituem uma das heranças mais significativas do período colonial em Belém do Pará.

Sobre o arquiteto:
Giuseppe Antônio Landi (Bolonha, 30 de outubro de 1713 — Belém, 22 de junho de 1791) foi um arquiteto italiano com marcante atuação na Amazônia. Era o quarto filho dos nove do casal Antonio Landi, médico, e Antonia Maria Teresa Gughliel.
Tinha o título honroso de membro da Academia Clementina, eleito em 16 de fevereiro de 1743. Aluno do mestre Ferdinando ou Fernando Galli Bibiena, foi premiado em 1731 e em 1734. Deixou, trabalho de Bolonha, estampas e gravuras de portas e janelas por ele próprios criadas ou de monumentos arquitetônicos, como a Igreja metropolitana e o Museu arquiepiscopal de Ravena, a Igreja de Jesus Maria, a de São Pedro, a de São Jorge, a de São Paulo, em Bolonha. Como diz Leandro Tocantins, é opinião do professor Robert Smith, da Universidade de Pensilvânia, que se ficasse na Itália teria tido papel de primeira plana comparável a Luís Vanvitelli, a Fernando Fuga, a Carlos Dotti.

No Pará Landi construiu várias obras e entre elas estão:
Catedral Metropolitana de Belém: certamente a parte superior da fachada. Deixou alguns desenhos, mas não se sabe ao certo se foram executados e, possivelmente, o Salão dos Pontificais é obra sua. Quase certo que as molduras dos altares laterais e os elementos ornamentais do Batistério são do italiano.

Igreja de Nossa Senhora do Carmo: nem a fachada, nem a capela-mor são suas. A fachada veio de Portugal e aqui foi montada antes de sua chegada. A capela-mor é da construção anterior. A nave porém é toda sua. Existem desenhos para isso.

Capela da Ordem Terceira do Carmo – não há documentos que comprovem a autoria, o que se diz é que por comparação com outras obras dele, seria do arquiteto

Catedral de Nossa Senhora da Graça é a Catedral Metropolitana, a Sé, já citada

Hospital Real – foi reformado por ele, a partir de uma casa existente. Atual Casa das Onze Janelas.

Colégio de Santo Alexandre, nada é de Landi. Porém na Igreja de Santo Alexandre os desenhos geométricos das molduras do teto da capela-mor sim, pois existem relatos em documentos.

Palácio dos Governadores – projeto completo dele, porém a fachada foi bastante alterada no Governo de Augusto Montenegro, bem como o uso das pinturas decorativas existentes nos salões introduzidas por esse governador, muitos anos depois.

Capela de São João Batista – projeto e execução de Landi, inclusive as chamadas pinturas de quadraturas que existem no altar-mor e nos laterais. Existe inclusive o desenho para essa pintura do altar-mor

Capela Pombo – não há nenhuma comprovação de que seja de Landi. Supõe-se que sim por comparação com outras obras, por sua relação de amizade com o proprietário da mesma e pela época em que possivelmente foi construída

Igreja de Santana – projeto completo de Landi com exceção das torres que foram, infelizmente adicionadas, posteriormente, descaracterizando uma igreja com fachada de feições completamente italianas.

Igreja de Nossa Senhora das Mercês – Sua construção foi iniciada bem antes de sua chegada ao Brasil. Talvez sejam seus alguns elementos ornamentais no interior, nada mais, inclusive o altar existente na pouco conhecida Capela do Santíssimo, ao lado direito de quem entra na igreja.

Igreja de São João Batista (Cametá) – são conhecidos três projetos para igrejas do interior (Cametá, Igarapé Miri e Gurupá) porém nada se sabe se foram executados

Palácio Antônio Lemos (Belém) – esse foi construído no século XIX, bem depois da morte de Landi.

Casa Rosada - Cidade Velha(Belém) – Existem referências, mas até hoje nada foi comprovado


Fontes:
Wikipédia
www.forumlandi.ufpa.br
Textos e fotografias pós corrigidos por Domingos Oliveira, Arquiteto e Mestre em Artes.

5 comentários:

  1. Parabéns pela iniciativa, mas há equívocos nas informações fornecidas.

    ResponderExcluir
  2. Por favor, o senhor poderia citá-los? Todas as informações foram retiradas dos sites acima mencionados e que podem ser conferidos com um clique.
    Não sou estudiosa de Arquitetura, apenas publico o que acho relevante para o conhecimento de nossos leitores.


    Antecipo-me em agradecer, certa que seu reparo nos será muito útil.

    Muito Obrigada!

    ResponderExcluir
  3. Feitos as devidas correções e em nome da credibilidade e da seriedade com que mantemos este sítio, mais uma vez, agradeço-lhe, Sr. Domingos.

    Muito obrigada!

    Um terno abraço amazônico parauara

    ResponderExcluir

COPIE E LEVE COM VOCÊ O NOSSO BLOG E A COR DO AÇAÍ.

BannerFans.com

Recado

Paixaoeamor.com