Ajuruteua

Ajuruteua
Powered By Blogger

sábado, 9 de abril de 2011

BIRATAN PORTO - CARTUNISTA PARAENSE


O artista gráfico paraense Biratan Porto lança no próximo dia 14 de abril o oitavo livro de sua carreira, "Caricaturas de Letras". São 84 imagens de personalidades brasileiras e internacionais homenageadas pelo artista, que desenvolveu a técnica de retratar pessoas a partir das letras: Pablo Picasso, Santos Dumont e Fernando Pessoa desenhados a partir das iniciais de seus nomes.

Biratan fez uma seleção entre 250 caricaturas produzidas em dez anos de trabalho. A atriz Marilyn Monroe, o escritor Monteiro Lobato e o ator Buster Keaton são os favoritos dele. Do banco de dados do computador de mais de 100 mil letras, de diferentes fontes, ele escolheu as iniciais das personalidades. A partir delas, desenhou as caricaturas. "Fantásticas caricaturas de personalidades que todos conhecem", como diz Ziraldo, na apresentação do livro. Ele ainda observa: "Quem não tem olho muito bom para artifícios gráficos pode custar um pouco a descobrir onde está a cara e a expressão do personagem escolhido".


Sobre o cartunista:
Ubiratan Nazareno Borges Porto, ou Biratan, nasceu em Belém do Pará, em 9 de outubro de 1950.
Formou-se em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal do Pará. É cartunista profissional e bandolinista nas hora vagas.
Para a televisão, Biratan criou uma das vinhetas de animação que a Rede Globo exibe nos intervalos comerciais de seus programas.

Formado em Propaganda, pela UFPa (Universidade Federal do Pará) é cartunista profissional e bandolinista amador (chorão convicto).
Tem sete livros de humor editados e trabalhos publicados na Itália, na Bélgica e na Holanda. Venceu importantes salões de humor no Brasil e no exterior. Em 2002, conquistou o primeiro lugar no Cartoon Festival International of Knokke-Heist, na Bélgica.

Biratan por ele mesmo:
"Sou um sujeito que vive atrás de um espelho fazendo a caricatura dos que dele se aproximam. Dependo quimicamente do vinho, da Bossa Nova, do Chorinho, do jazz, do cinema e do peixe. não necessariamente nessa ordem."

Livros Publicados /Published Books

1981 - Pacto no tucupi - Charges
1988 - Suingue, Suor & Lábias - Cartuns eróticos
1991 - Biratan, verde de raiva - Cartuns ecológicos
1993 - Soltando as hienas - Cartuns canalhas
1999 - Sexo, sexy, seculorum - Cartuns eróticos
2004 - Cade o verde que estava aqui? - Tema ecologico
2004 - O verde no Vermelho - Cartuns Ecológicos

Serviço:
Lançamento do livro “Caricaturas de Letra” , do cartunista Biratan Porto.

Data: 14 de abril
Horário: 18h
Local: Locadora FoxVídeo, na Travessa Doutor Moraes, 584, entre a Rua dos Mundurucus e a Avenida Conselheiro Furtado, bairro Batista Campos.

Patrocínio cultural: Fox Video, Sol Informática e Imóvel &Cia.

Vendas on line:
biratan21@uol.com.br

Fontes:
Biratan cartoon
Editora FTD
Guiart.com.br

Um comentário:

  1. Diz, Biratan Porto em seu Blog:

    Oi, Ligia.
    Valeu pela divulgação do livro. Aproveito pra te convidar para o lançamento. Um trabalho que vais curtir muito. Podes usar os meus cartuns no seu blog.
    abs. Biratan

    9 de abril de 2011 05:14

    Digo eu:
    Um viva! A partir de agora teremos Biratan aqui de vez em quando para enfeitar culturalmente mais ainda o nosso espaço.
    "Obrigada, Biratan!"

    ResponderExcluir

COPIE E LEVE COM VOCÊ O NOSSO BLOG E A COR DO AÇAÍ.

BannerFans.com

Recado

Paixaoeamor.com