Ajuruteua

Ajuruteua

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

"ADEUS, MALANGATANA!"






Morreu hoje no Hospital Pedro Hispano, em Matosinhos, Portugal, Malangatana Ngwenya, um dos maiores artistas moçambicanos de todos os tempos.

Sobre o artista:
Malangatana Valente Ngwenya (6 de Junho de 1936, Matalana, distrito de Marracuene, Moçambique - 5 de Janeiro de 2011, Matosinhos, Portugal) foi um Artista plástico e poeta moçambicano, conhecido internacionalmente pelo seu primeiro nome "Malangatana", tendo produzido trabalhos em vários suportes e meios, desde desenho, pintura, escultura, cerâmica, murais, poesia e música.


Foi pastor de gado, aprendiz de nyamussoro ( médico tradicional), criado de meninos, apanhador de bolas e criado no clube da elite colonial de Lourenço Marques.

Tornou-se artista profissional em 1960, graças ao apoio do arquitecto português Miranda Guedes ( Pancho) que lhe cedeu a garagem para atelier.
Acusado de ligações à FRELIMO, foi preso pela polícia colonial juntamente com os poetas José Craveirinha e Rui Nogar.


Fontes:
Wikipédia
Moçambique
Google Images

Um comentário:

  1. Foi realmente uma perda irreparável! Malangatana
    era um artista completo e vai nos fazer muita falta. Ainda bem que ele nos deixou uma imensa obra plástica, além de seus poemas.
    Gostei de conhecer o seu espaço, muito bom.
    Preciso confessar que tomei a liberdade de retirar cópia de algumas telas de Malangatana para colocá-las numa postagem que vou apresentar lá no "cirandeira". Não se preocupe, pois colocarei a "fonte". Obrigada!
    Abraços

    ResponderExcluir

COPIE E LEVE COM VOCÊ O NOSSO BLOG E A COR DO AÇAÍ.

BannerFans.com

Recado

Paixaoeamor.com