Ajuruteua

Ajuruteua

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

PARAENSES NOTÁVEIS - ISMAEL NERY







Ismael Nery


Pintor paraense (1900-1934). Considerado o precursor do surrealismo no Brasil, influencia os pintores Di Cavalcanti e Portinari, entrte outros expoentes da pintura nacional. Nasce em Belém, mas vive desde criança no Rio de Janeiro, onde cursa a Escola Nacional de Belas-Artes. No início de sua produção, é nítida a predominância do expressionismo.
Mais tarde passa por uma fase cubista. Viaja para Paris em 1920 e estuda na Académie Julien. De volta ao Brasil dois anos mais tarde, casa-se com a jornalista e escritora Adalgisa Nery, uma de suas modelos preferidas.

Em 1927 entra em contato na Europa com os surrealistas e sofre influência marcante das figurações oníricas de Marc Chagall. Com uma pequena produção de óleos, aquarelas e desenhos, tem sua arte valorizada mais de 30 anos após sua morte, com uma exposição na 8ª Bienal Internacional de Artes de São Paulo (1965).

Entre seus trabalhos mais conhecidos estão Dois Amantes, Casal, Homem com Foice, Mulher e Cão, Duas Figuras e Paisagem com Casas. Ainda jovem, morre no Rio de Janeiro.

Fontes:
conteudo@algosobre.com.br

3 comentários:

  1. Que delícia o modo como encerra sua bela página!
    A menininha perguntando se vai sair sem comentar e o homem de palavras andando - eu queria tanto copiar tudo..."roubei" só... o seu tesouro sobre Ismael Nery para minha 'sala de estudo', ADE-ARTE blogspot - vá lá e se não gostar do que fiz, me avise que, mesmo chorando eu retiro. Mas vou "seguir seu belo Blogger". No meu pode pegar o que lhe der na telha,viu? Um abração!

    ResponderExcluir

COPIE E LEVE COM VOCÊ O NOSSO BLOG E A COR DO AÇAÍ.

BannerFans.com

Recado

Paixaoeamor.com