Ajuruteua

Ajuruteua
Powered By Blogger

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

LÍBERO LUXARDO


Cine Líbero exibe produções do cineasta Líbero Luxardo em homenagem ao aniversário de Belém
“Um dia qualquer” (1962), exibido entre 12 e 16 deste janeiro e que foi o primeiro longa metragem paraense. Nele, Líbero escalou o advogado Hélio Castro e Lenira Guimarães como os protagonistas de uma história que se desdobra em outras, durante um dia.

No filme, o cineasta conseguiu introduzir todas as paisagens marcantes de Belém: Ver-o-Peso, Avenida Presidente Vargas, Praças da República e Batista Campos, Igreja do Carmo, Maloca, entre outros. Além disso, mostra também manifestações culturais da cidade, como o Círio de Nazaré.

Brutos Inocentes” foi o último filme de Líbero e o primeiro produzido em cores. Contou com atores conhecidos, como Rodolfo Arena, e teve como trilha sonora músicas de Paulo André Barata.

Em 1974, houve um Festival do Cinema Brasileiro em Belém, e Líbero Luxardo queria inscrever o filme no evento. Porém, como depois de pronto a metragem não chegava a 60 minutos – mínimo exigido para que o filme fosse considerado um longa-metragem – Líbero fez um novo episódio, chamado a “Promessa”, e uniu as partes.

Sobre Líbero Luxardo:
Natural de São Paulo mas radicado no Pará na década de 1940, foi jornalista, político, intelectual e cineasta de grande expressão na cultura regional, autor dos romances Marajó e Um dia qualquer. Foi, também, um renovador da cinematografia nacional com o curta metragem Aruanã e os longas, Um Dia Qualquer, Marajó, Barreira do Mar e Três Balas e um Diamente – sobre o garimpo paraense – dos quais participaram apenas atores locais, e com os quais deu origem à indústria cinematográfica local.


Serviço:
Cine Líbero apresenta produções de Líbero Luxardo
19 a 23 de janeiro – “Brutos Inocentes” (1973)
Horário: sempre de quarta a domingo, às 19h
Local: Cine Líbero Luxardo (Centur) – Av. Gentil Bitencourt, 650
Entrada Franca



Fonte:
Guiart.com.br
IMORTAIS DO CAP. BELÉM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COPIE E LEVE COM VOCÊ O NOSSO BLOG E A COR DO AÇAÍ.

BannerFans.com

Recado

Paixaoeamor.com