Ajuruteua

Ajuruteua

domingo, 23 de janeiro de 2011

"MAIANDEUA" EM TEMPORADA NO UNIPOP


UNIPOP - Instituto Universidade Popular apresenta a peça "Maiandeua"

O espetáculo conta a história de Joana da Barca, uma jovem que sumiu aos 12 anos, ao cair em um rio da Amazônia, e reaparece sete anos depois cheia de encantos e crenças, para buscar o amor do passado, Pedro, e levá-lo para o mundo dos encantados da ilha de Maiandeua. O ressurgimento de Joana, que havia sido levada pelas águas do rio em plena "hora grande", é motivo de crença e esperança entre os moradores. Entre uma conversa e outra sobre a vida dos outros, comadres e vizinhas retratam as crendices populares ao alertarem sobre o perigo das "beiras de rios" e das "matas" em determinadas horas do dia. Na hora dos encantados, segundo elas, o risco é de as pessoas serem levadas, misteriosamente, para a Ilha de Maiandeua. As crendices, porém, encontram resistência entre os doutores da Lei e da Ciência.


A história de amor cheia de encantos entre Joana e Pedro e os conflitos entre a ciência e as crendices populares se passam na década de 40, na Vila da Barca, um dos antigos mocambos de Belém. Para retratar o espetáculo, palafitas, pontes e casebres foram reconstruídos, especialmente para o espetáculo, farão o público rememorar o cenário da Vila da Barca de décadas atrás, misturando encantarias com as problemáticas cotidianas do local, fruto do descaso das autoridades.

Montado pelo Grupo de Teatro da Unipop sob a direção do arte-educador e historiador Alexandre Luz, o espetáculo "Maiandeua" é uma adaptação do texto, do mesmo título do autor paraense e imortal da Academia Paraense de Letras, Levi Hall de Moura. "O espetáculo vai mostrar que nossa cultura é permeada de feitiços e encantos de uma espiritualidade misteriosa, que ultrapassa a mera questão folclórica de nossas comunidades ribeirinhas", afirma Alexandre Luz.


Ficha Técnica:
Elenco:
Amanda Santos,André Souza,Andrei Souza,Clause Monteiro,Claudia Santiago,Nete Pamplona,Gabriela Mendonça,Geovani Moia,Jorge Anderson,Janaína Andrade,Maria Silva,Marisa Barros,Priscila Oliveira,Artur Coelho Filho,Sttefane Trindade,Tainá Lima,Vanda Lopes e Washington Luís


Adaptação de Texto:
Alexandre Luz
Iluminação:
Walter do Carmo
Assistência de Iluminação:
Adriane Gonçalves
Sonoplastia:
Duda Souza e Henrique Garcia
Cenografia:
José Luiz Santos
Assistência de Cenografia:
Grupo de Teatro da UNIPOP
Figurino:
Nete Ribeiro e Grupo de Teatro da UNIPOP
Direção:
Alexandre Luz


Serviço:
Espetáculo: Maiandeua
Local: Porão Cultural da UNIPOP.
Endereço: Av. Senador Lemos, Nº 557 – Umarizal. Próximo à Praça Brasil, entre D. Pedro I e D. Romualdo de Seixas.
Dias: 20, 21, 22, 27, 28 e 29 de Janeiro
e 03, 04, 05, 10, 11, 12, 17, 18 e 19 de fevereiro de 2011
Horário: 20h
Ingresso Promocional: (meia entrada para todos) R$ 5,00


Fontes:
UNIPOP
André Souza via Orkut

2 comentários:

  1. O agradecimentos pela divulgação de um evento é uma parte especial do alimento de qualquer Blog e aqui reproduzo o que nos deixou o ator André Souza, um querido e gentil profissional, via e-mail:

    "Muito obrigado pela força na divulgação. é bom saber que a classe artística de Belém está unida na luta pela ampliação de nossas ações e pela constante formação de platéia.
    Beijos e mais uma vez obrigado por tudo!"

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo blog. Está lindo, bastante informativo e muito organizado.
    São ações como essa que a Ligia desenvolve que nos fazem manter a crença e o trabalho duro em favor da arte, da cultura e do desenvolvimento humano, em geral.
    Beijos, Lígia!

    André Souza
    Professor de Língua portuguesa, ator e arte-educador da UNIPOP
    andreconando@yahoo.com.br

    ResponderExcluir

COPIE E LEVE COM VOCÊ O NOSSO BLOG E A COR DO AÇAÍ.

BannerFans.com

Recado

Paixaoeamor.com