Ajuruteua

Ajuruteua
Powered By Blogger

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

ZACARIAS MARTINS - "HISTÓRIAS DA HISTÓRIA DE GURUPI"


"Tudo já foi dito uma vez,
mas como ninguém escuta
é preciso dizer de novo"
André Gide

Assim inicia-se o livro de Zacarias Martins que gentilmente recebi hoje.
Leitura obrigatória para estudantes pois foi indicado para o Vestibular 2010-1 do Centro Universitário UNIRG.
O livro reúne uma seleção de crônicas sobre o cotidiano desta que é considerada a Capital da Amizade.

Sobre o autor:

Zacarias Martins (nome literário de Zacarias Gomes Martins), nasceu em Belém do Pará, 23 de julho de 1957. Reside em Gurupi, no estado de Tocantins desde 1983.

É um dos principais poetas contemporâneos do Estado do Tocantins. Além de poeta é jornalista e ativista cultural e integra o Conselho Municipal de Cultura de Gurupi. Autor de seis livros de poesias, além de participação em várias antologias literárias pelo Brasil afora. É ainda co-fundador da Academia Gurupiense de Letras. Participou da fundação da Academia Tocantinense de Letras, onde ocupa a cadeira 21.

Militante no jornalismo, Zacarias Martins foi editor de Perfil (a primeira revista informativa do Tocantins - 1989) e correspondente de vários jornais, entre os quais, O Progresso (Araguaína - TO), Diário Tocantinense (Palmas - TO), O Jornal (Palmas), Cinco de Outubro (Goiânia-GO). Em Gurupi (TO), foi repórter da Folha do Tocantins, Gazeta Esportiva do Tocantins e A Notícia. Atualmente é articulista do jornal Cocktail (de Gurupi), tendo participado de sua fundação em 1990 e até hoje mantém a coluna semanal Pinga-Fogo. Também é repórter da Revista Destak e do Jornal Real, ambos de Gurupi e colunista dos sites www.gurupionline.com.br e www.tocantinsnoticia.com. É Assessor de Imprensa do Hospital Regional de Gurupi (TO), bem como, Diretor-Secretário da Associação dos Cronistas Esportivos do Tocantins (ACETO). Escreve ainda no blog www.zacamartins.wordpress.com.

Sua produção literária divide-se em: poesia e prosa. Seus livros de poesias são: Transas do Coração (1978); O Poeta de Belém (1979); Poetar (1980); O Profeta da Felicidade (1984); Vox Versus (1986); Pinga-Fogo (2004). Na prosa ele escreveu Histórias da História de Gurupi (2008).


Fontes:
Histórias da história do Gurupi
Gurupi On-line Portal de Gurupi-Tocantins

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COPIE E LEVE COM VOCÊ O NOSSO BLOG E A COR DO AÇAÍ.

BannerFans.com

Recado

Paixaoeamor.com