Ajuruteua

Ajuruteua
Powered By Blogger

quinta-feira, 15 de julho de 2010

CHARME CABOCLO COM ENTRADA FRANCA




Apresentação de "Charme Caboclo" será atração na orla da Estação das Docas

Nesta sexta-feira (16), a Marujada e a Negada serão destaque na apresentação do grupo de Expressões Folclóricas “Charme Caboclo” na orla da Estação das Docas, a partir das 18 horas. Nesse dia, os 22 integrantes mostram parte das danças que levarão durante o mês de agosto ao Festival Nacional de Folclore, em Olímpia (SP).

“Vamos dançar um apanhado das manifestações da região do Salgado, como a Marujada e a ‘Negada’, que são aquelas que envolvem as nossas raízes negras”, explica a coordenadora geral do “Charme Caboclo”, Rita de Cássia Dias. Entre as coreografias, estão o Obaluaiê, a Iançã, o Maculelê, o Lundun e, claro, o Carimbó.

Uma novidade no repertório do grupo é a Ciranda do Norte, manifestação popular que vem sumindo aos poucos na nossa região. “Incluímos esta dança porque ela já está desaparecendo e é importante que a gente não permita que traços da nossa cultura se percam dessa maneira”, diz a coordenadora.

Nessa etapa da apresentação são dançados o Xote, a Valsa e a própria Ciranda. Rita conta que esta era uma prática comum nas áreas de pesca e que ainda pode ser vista no nordeste paraense e em cidades do Amazonas.

Esta é uma das poucas oportunidades de ver o “Charme Caboclo” neste mês, já que o grupo está em preparação intensa para a viagem à São Paulo. “Estamos ansiosos, pois lá eles apreciam muito o Carimbó. Pedem até para tocarmos no meio das ruas. É muito gratificante sentir essa valorização”, afirma Rita.


SERVIÇO:
Apresentação do Grupo Folclórico “Charme Caboclo”
Data: 16 de julho (sexta)
Horário: 18 h
Local: Orla da Estação das Docas – Boulevard Castilho França, s/n. Campina, Belém/PA.
Entrada Franca

Fonte: Guiart

UM ÓTIMO PROGRAMA COM CERTEZA.

LÍGIA SAAVEDRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COPIE E LEVE COM VOCÊ O NOSSO BLOG E A COR DO AÇAÍ.

BannerFans.com

Recado

Paixaoeamor.com