quinta-feira, 22 de julho de 2010
"VOLPI" NO SESC BOULEVARD
Nesta quinta-feira (22), às 19h, o Centro Cultural SESC Boulevard abre as portas para o Mestre das Bandeirinhas, inaugurando a exposição “Alfredo Volpi: Múltiplas Faces”, que marcará o início da série de exposições que o Centro Cultural vai abrigar.
A partir dessa primeira exposição, o Serviço Social do Comércio do Pará (SESC/PA) se propõe a oferecer um painel da produção desse conceituado artista, mais conhecido como o “mestre das bandeirinhas”. Através do Projeto Arte SESC, reproduções fotográficas de 33 obras do pintor estão na exibição itinerante, contribuindo para a ampliação do acesso às obras de arte em suas diversas manifestações.
Sobre o Artista
Alfredo Volpi nasceu na cidade de Lucca, na Itália, em 1896. Veio para o Brasil com apenas 01 ano de idade. Na adolescência trabalhou como decorador e pintor de paredes em construções, mas sua verdadeira paixão era a pintura de cavalete, que praticava nas horas vagas. Autodidata, começou a vender algumas telas, o que fez com que trocasse, pouco a pouco, a pintura decorativa de paredes pela pintura artística. Até que, em 1951, passou a viver só dessa pintura.
Sua obra pode ser dividida em dois períodos: naturalista e construtivista. O primeiro, que vai até a década de 40, é representado por trabalhos figurativos e paisagens, onde a predominância do colorido amarelado e amarronzado ainda não revelava o que Volpi seria para a pintura brasileira.
Entre as décadas de 40 e 50, Volpi passa gradativamente do naturalismo ao construtivismo, onde começa a se revelar como um inato e excepcional colorista. Seus temas mais freqüentes são madonas, arranjos de flores, figuras isoladas e alguns conjuntos de casa.
O período construtivista, que se subdivide em três fases – estática, concreta e dinâmica – marcou Volpi como sendo um excepcional e original pintor brasileiro. Esse estilo predominou da década de 50 até sua morte, em 1988.
Serviço:
Exposição “Alfredo Volpi:
Múltiplas Faces"
Local: Centro Cultural SESC Boulevard – Av. Boulevard Castilho França, nº 522/523
Período: 22 de julho a 04 de agosto
Inauguração: Quinta, 22 de julho, às 19h
Visitação: Terça a Domingo, das 10h às 19h
ENTRADA FRANCA
Fonte:
Guiart.com.br
UMA ÓTIMA PROGRAMAÇÃO PARA TODA A FAMÍLIA.
LÍGIA SAAVEDRA
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Cara organizadora do blog, inicio parabenizando pela contante militância poética.
ResponderExcluira minha visita aqui hoje (que é diária) é para colher algumas informações.
inicialmente gostaria de saber se você é esposa do amigo Valentim Saavedra.
Saber um pouco mais da sua obra e se já tem livros e ou cds publicados.
entramos esse ano para o 24º Salão Nacional de Poesia Psiu Poético e essa pesquisa que faço é para um projeto junto ao Salão.
aguardo anciosamente um retorno e para facilitar a comunicação além do email, se tiver msn me adicione.
lodir30@hotmail.com
abraço amigo
Jurandir Barbosa