Ajuruteua

Ajuruteua

quinta-feira, 22 de julho de 2010

"VOLPI" NO SESC BOULEVARD


Nesta quinta-feira (22), às 19h, o Centro Cultural SESC Boulevard abre as portas para o Mestre das Bandeirinhas, inaugurando a exposição “Alfredo Volpi: Múltiplas Faces”, que marcará o início da série de exposições que o Centro Cultural vai abrigar.

A partir dessa primeira exposição, o Serviço Social do Comércio do Pará (SESC/PA) se propõe a oferecer um painel da produção desse conceituado artista, mais conhecido como o “mestre das bandeirinhas”. Através do Projeto Arte SESC, reproduções fotográficas de 33 obras do pintor estão na exibição itinerante, contribuindo para a ampliação do acesso às obras de arte em suas diversas manifestações.

Sobre o Artista

Alfredo Volpi nasceu na cidade de Lucca, na Itália, em 1896. Veio para o Brasil com apenas 01 ano de idade. Na adolescência trabalhou como decorador e pintor de paredes em construções, mas sua verdadeira paixão era a pintura de cavalete, que praticava nas horas vagas. Autodidata, começou a vender algumas telas, o que fez com que trocasse, pouco a pouco, a pintura decorativa de paredes pela pintura artística. Até que, em 1951, passou a viver só dessa pintura.

Sua obra pode ser dividida em dois períodos: naturalista e construtivista. O primeiro, que vai até a década de 40, é representado por trabalhos figurativos e paisagens, onde a predominância do colorido amarelado e amarronzado ainda não revelava o que Volpi seria para a pintura brasileira.

Entre as décadas de 40 e 50, Volpi passa gradativamente do naturalismo ao construtivismo, onde começa a se revelar como um inato e excepcional colorista. Seus temas mais freqüentes são madonas, arranjos de flores, figuras isoladas e alguns conjuntos de casa.

O período construtivista, que se subdivide em três fases – estática, concreta e dinâmica – marcou Volpi como sendo um excepcional e original pintor brasileiro. Esse estilo predominou da década de 50 até sua morte, em 1988.

Serviço:
Exposição “Alfredo Volpi:
Múltiplas Faces"

Local: Centro Cultural SESC Boulevard – Av. Boulevard Castilho França, nº 522/523

Período: 22 de julho a 04 de agosto

Inauguração: Quinta, 22 de julho, às 19h

Visitação: Terça a Domingo, das 10h às 19h

ENTRADA FRANCA

Fonte:
Guiart.com.br

UMA ÓTIMA PROGRAMAÇÃO PARA TODA A FAMÍLIA.

LÍGIA SAAVEDRA

Um comentário:

  1. Cara organizadora do blog, inicio parabenizando pela contante militância poética.
    a minha visita aqui hoje (que é diária) é para colher algumas informações.
    inicialmente gostaria de saber se você é esposa do amigo Valentim Saavedra.
    Saber um pouco mais da sua obra e se já tem livros e ou cds publicados.

    entramos esse ano para o 24º Salão Nacional de Poesia Psiu Poético e essa pesquisa que faço é para um projeto junto ao Salão.

    aguardo anciosamente um retorno e para facilitar a comunicação além do email, se tiver msn me adicione.

    lodir30@hotmail.com

    abraço amigo

    Jurandir Barbosa

    ResponderExcluir

COPIE E LEVE COM VOCÊ O NOSSO BLOG E A COR DO AÇAÍ.

BannerFans.com

Recado

Paixaoeamor.com