quinta-feira, 1 de julho de 2010
PEÇAS AMAZÔNICAS E MÁSCARAS AFRICANAS. CONFIRA
África e amazônia em exposições no Mangal
Até o próximo domingo, 04 de julho, ficam expostos no Armazém do Tempo do Mangal das Garças, trabalhos dos artistas plásticos Jesus da Conceição e Emma Siviero. Entre as peças, estão máscaras artesanais com inspiração em estéticas africanas e pinturas em tela que refletem a paisagem amazônica.
A cultura da África foi o norte da pesquisa “Binômio” realizada por Jesus da Conceição que resultou em sete máscaras africanas produzidas com sementes de inajá, tucumã, tento, palha, ouriço de castanha corda e sarrapilheira.
“Busquei na área da comunidade do Abacatal a matéria prima para a confecção das peças. São artigos que eles não aproveitam e que estão no local em abundância”, explicou Conceição. A mostra tem como objetivo valorizar a influência da cultura africana no povo paraense. Após a exposição, o artista retorna à comunidade para ministrar uma oficina que ensinará os remanescentes de quilombo a usar as matérias primas em artesanato.
“Dessa forma, vou mostrar para eles como gerar renda e, ao mesmo, valorizar a cultura da qual são descendentes”, diz Conceição, que segue: “É uma maneira deles aumentarem a autoestima por serem descendentes de quilombolas, pois eles rejeitam muito sua origem”.
Serviço:
Exposições de Jesus da Conceição e Emma Siviero
Data:
até 04 de julho (terça a domingo)
Horário:
9h às 18h
Local:
Armazém do Tempo, do Mangal das Garças – Passagem Carneiro da Rocha, s/n•.
Parceria: Organização Social Pará 2000, Secult e Governo do Pará
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário