Ajuruteua

Ajuruteua
Powered By Blogger

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

ARRASTÃO DO CÍRIO



Arrastão do Círio comemora dez anos de homenagens à padroeira dos paraenses

Véspera do Círio de Nazaré. Músicos com instrumentos de percussão. Pessoas com brinquedos e adereços de miriti, papel e de garrafas pet. Homens e mulheres em cima de pernas de pau. É dia de Arrastão do Círio, o cortejo que reverencia a Virgem de Nazaré, o universo ribeirinho e a cultura popular, que proporciona um colorido sem igual na paisagem urbana de Belém.

Neste sábado (09), o Arrastão do Círio completa dez anos de homenagens à padroeira dos paraenses. Quando a imagem da Virgem de Nazaré desembarca no cais da Estação das Docas, no término da Romaria Fluvial,o encontro entre a fé e a festa inicia. O Batalhão da Estrela realiza sua tradicional homenagem a Nossa Senhora de Nazaré, tocando “Vós sois o Lírio Mimoso” no ritmo da Marujada de Bragança.



O Arrastão do Círio é realizado pelo Instituto Arraial do Pavulagem, com o apoio da Prefeitura Municipal. O Instituto é hoje um ponto de cultura, o “Arraial do Saber”, através do Ministério da Cultura.

Ao longo do ano, o instituto promove outros cortejos: o “Cordão do Peixe – Boi em fevereiro”, durante o Carnaval e o “Arrastão do Pavulagem”, nos mês de junho, em comemoração a Quadra Junina.

O Arrastão do Pavulagem é o mais antigo de todos. Iniciou em 1987, por meio da iniciativa de um grupo de músicos e compositores paraenses, com um traço em comum: valorizar e divulgar a música de raiz feita na Amazônia, bem como construir uma relação mais próxima com o público.

texto: Assessoria de Imprensa Instituto Arraial do Pavulagem
Edição: Leylla Melo, da redação


Serviço:
Arrastão do Círio 2010
Data: 09 de outubro (sábado)
Horário: Concentração a partir das 10h
Local: Cais da Estação das Docas – Av. Boulevard Castilho França, s/n (Bairro da Campina)
Site: www.arraialdopavulagem.com.br

Fonte:
Guiart.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COPIE E LEVE COM VOCÊ O NOSSO BLOG E A COR DO AÇAÍ.

BannerFans.com

Recado

Paixaoeamor.com