Ajuruteua

Ajuruteua
Powered By Blogger

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

WLAD LIMA



Diretora paraense Wlad Lima é homenageada no Amazonas

Depois de completar no ano passado 30 anos de carreira no teatro alternativo paraense, a diretora, atriz, pesquisadora e professora de teatro Wlad Lima resolveu conhecer o cenário teatral de Manaus. A ação se repetiu em outras capitais e revela o novo trabalho dela, voltado a integrar a produção da região norte.

Este ano, é a homenageada do Festival de Teatro da Amazônia, que foi realizado em Manaus, no período de 08 a 17 de outubro.

“Há dois anos tomei essa atitude na minha vida. Em um congresso em Recife, me perguntaram para eu falar do teatro do Norte e eu não sabia responder. Não conhecemos uns aos outros. Por não nos conhecermos temos como referências o teatro do Sudeste por causa da grande mídia, das grandes revistas, da imprensa diária”, explica Wlad Lima.




Sobre Wlad Lima:
NOME: Wladilene de Sousa Lima.
NOME ARTÍSTICO: Wlad Lima.
DATA DE NASCIMENTO: 03/12/1961
LOCAL: Belém / Pa.

É artista-pesquisadora, atriz, diretora e cenógrafa de teatro na cidade de Belém do Pará. Possui graduação em Ciências Sociais pela UNAMA - União das Escolas Superiores do Pará, mestrado e doutorado em Artes Cênicas pelo Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia PPGAC/UFBA. Atualmente, na Universidade Federal do Pará, é professora nos cursos técnicos de formação de ator e de cenógrafo, na graduaçao em dança e em teatro, na especialização em Estudos Contemporâneos do Corpo e no mestrado em Artes e Cultura do Programa de Pós-graduação em Artes PPGArtes - do Instituto de Ciências da Arte ICA. Coordenadora do Projeto de Extensão Observatório do Teatro na Web da Etdufpa. Coordenadora do Projeto de Pesquisa Teatro d@ Floresta: Uma História do Teatro da Amazônia do Tempo Presente inscrita na Web pelo Grupo de Pesquisa PACA Pesquisadores em Artes Cênicas na Amazônia.



Administradora da Rede Teatro d@ Floresta, disponível na internet pelo lin. Na categoria artística atua como presidente d`A TRAMA Associação de Teatro e Dança da Amazônia, diretora artística da Dramática Cia., criadora e administradora do Teatro Porão Puta Merda, artista-articuladora do Fórum Permanente de Teatro do Estado do Pará e membro do Colegiado Setorial de Teatro do MinC (2010/2012) representando a Região Norte. Tem experiência na área de Formação de Ator, com ênfase na concepção de Ator-criador e Encenação e Memória com ênfase na formação de Jovens encenadores e construção de Netcenas (Blogs e Wikis), atuando principalmente sobre os seguintes temas: matrizes de encenação, processos de criação, cartografias poéticas, dramaturgia pessoal do ator, histórias de vida em cena e dráōterapia (autopoiésis pela dimensão libertária do teatro).



Fontes:
Guiart.com.br
Rede Teatro da Floresta
Google Images

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COPIE E LEVE COM VOCÊ O NOSSO BLOG E A COR DO AÇAÍ.

BannerFans.com

Recado

Paixaoeamor.com