Ajuruteua

Ajuruteua

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

PELÉ - PROGRAMA ESPORTIVO LÚDICO ESCOLAR



O Professor Edson Arantes do Nascimento apresenta o Programa Esportivo Lúdico Escolar em encontro com a imprensa nacional no dia 15 de outubro, em SP

Como homenagem a todos os educadores brasileiros, o dia 15 de outubro foi escolhido para o lançamento de um dos projetos de educação relacionado ao esporte mais moderno e abrangente de todo o País. Idealizado pelo professor de Educação Física Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, nasce o Programa Esportivo Lúdico Escolar (PELE), que vem revolucionar esse setor tão carente de nosso sistema de ensino, tendo como foco principal a inclusão social por meio da promoção da atividade esportiva.

Elaborado com a supervisão direta do atleta do século, o PELE consiste em um completo programa de aulas direcionado ao aprendizado da atividade física e esporte. Além de enfatizar os benefícios da prática esportiva, mostra as possibilidades profissionais relacionadas ao esporte, seu papel no convívio social, regras e técnicas dos esportes escolhidos pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) para as Olimpíadas Escolares, e estimula comportamentos implícitos em seus princípios como o respeito ao próximo, o trabalho em equipe, a competitividade, o autocontrole, a disciplina e o companheirismo. “Com a ajuda de um time de campeões, eu realizo um grande sonho da minha vida, que é contribuir de forma lúdica e eficiente para um futuro mais seguro, saudável e promissor para as crianças e adolescentes de nosso País”, conta o rei do futebol.




O PELE é uma ferramenta de apoio ao professor e ao aluno, que inclui videoaula, material de suporte impresso e site interativo de apoio virtual, que compreende textos e atividades lúdicas. Todo o conteúdo foi desenvolvido com a supervisão de uma equipe multidisciplinar da REDE – Rede de Ensino Desportivo (www.portalrede.com.br), composta de professores experts do mundo esportivo. O programa tem ao todo 12 temas diferentes, sendo que cada um aborda um aspecto do universo esportivo em dois módulos. No módulo básico os temas são Esporte e Cidadania; Saúde e Esporte; Profissões e Oportunidades; Sustentabilidade e Meio Ambiente; e Esportes Olímpicos. Já no módulo técnico-esportivo o conteúdo está dividido em: Jogos Educativos, Atletismo, Basquetebol, Futsal, Handebol, Voleibol e Judô.

Os 12 temas que compõem o programa apresentam linguagem e conteúdo próprios para seis diferentes faixas etárias, que compreendem todas as séries do Ensino Fundamental e o 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio. À frente da comissão responsável pelo conteúdo pedagógico, estão os Professores Fernando Lobo e Luiz Delphino. “Cada detalhe deste projeto foi pensado com o objetivo de manter o interesse dos alunos pelo assunto não apenas na sala de aula, mas também em seus momentos de lazer, no seu dia a dia. Por isso, cada aluno recebe um nome e senha que permite acesso ao programa a partir de qualquer computador, sendo direcionado para o conteúdo condizente com sua faixa etária”, explica Lobo.

Por exemplo, no módulo Esporte e Saúde, destinado à faixa etária de 13 a 14 anos, o aluno poderá aprender a realizar movimentos das mais variadas formas, velocidades com diferentes objetivos, inclusão de intensidades e controle postural.

Os módulos são administrados pelos próprios professores em sala de aula. Mas antes de transmitir o conhecimento aos alunos, o professor deve passar por uma capacitação Após este processo, o professor estará preparado para desenvolver o programa em sua escola, atuando como mediador do conteúdo virtual. Além disso, o professor poderá propor atividades lúdicas com foco esportivo, envolvendo alunos e seus familiares, e fixando o aprendizado adquirido.
Redatora: Fabiola Gáspari

Serviço:
Lançamento do Programa Esportivo Lúdico Escolar (PELE)
Local: Hotel Golden Tulip Belas Artes (R. Frei Caneca, 1.199, São Paulo)
Data: 15 de outubro de 2010 (sexta-feira)
Horário: 10h30

Fonte:
Revista zaP
Google Imagens

Um comentário:

  1. Será que ele, Edson Arantes do Nascimento, irá cuidar das crianças e dos jovens brasileiros da mesma forma que ele cuidou das crianças vindas ao mundo por ele?
    Torçamos para que não.

    ResponderExcluir

COPIE E LEVE COM VOCÊ O NOSSO BLOG E A COR DO AÇAÍ.

BannerFans.com

Recado

Paixaoeamor.com