Ajuruteua

Ajuruteua

domingo, 3 de outubro de 2010

PAPEL MACHÉ - A ARTE A SEU ALCANCE.










A técnica do papel maché se originou no século II na China, mas rápidamente se estendeu por toda a Europa e o resto do mundo. Se utilizava para fabricar juguetes, máscaras e outros objetos de decoração. O nome deste elemento provém do francês e significa “papel triturado”.


Como preparar o papel maché?

Material necessário: 1/4 de rolo de papel higiênico; farinha de trigo; gesso em partes iguais a da farinha de trigo e cola branca.

Etapas:
1 – Corte o papel em pedaços bem pequenos e deixe-os de molho em bastante água durante a noite; Ferva-os na mesma água, durante uma hora. Para obter melhor qualidade no trabalho, é importante que o papel fique completamente desmanchado;

2 – Em seguida coe o papel num pano, até tirar toda a água. Coe de cada vez quantidades que você possa espremer facilmente com as mãos e não misture esses “bolos” entre si;

3 – Depois de espremido todo o papel, acrescente o gesso e a farinha de trigo, previamente misturados. A proporção para a massa é de uma colher de sopa cheia da mistura farinha-gesso e uma colher de sopa de cola fria, para cada “bolo” de papel;

4 – Amasse bem, até obter uma pasta homogênea. Se estiver muito seca pode esfarinhar. Neste caso, acrescente água aos pouquinhos, até obter o ponto em possa trabalhar a massa. Se a água começar a escorrer entre os dedos, é porque você colocou quantidade excessiva. Neste caso, acrescente um pouco mais de gesso.

Obs: Não prepare quantidade maior de massa do que aquela que você pretende usar, pois uma vez seco o gesso, não será possível aproveitar a massa. Se desejar fazer escultura com esse material, não use gesso, ao preparar a mistura. Faça-a apenas com o papel, farinha e cola fria, na proporção indicada anteriormente.

Fonte:
Google Pesquisas
Google Images

2 comentários:

  1. não entendi a última parte do trabalho de papel mache. se vai fazer escultura não use o gesso. o que seria escultura para você, no caso do gatinho e das moças eles são esculturas?
    meu e-mail é: hiltida.che@bol.com.br

    ResponderExcluir
  2. Ciao,sei molto brava ! Mi piace soprattutto il gatto ! Bellissimo sito !!!

    ResponderExcluir

COPIE E LEVE COM VOCÊ O NOSSO BLOG E A COR DO AÇAÍ.

BannerFans.com

Recado

Paixaoeamor.com