Ajuruteua

Ajuruteua

terça-feira, 23 de novembro de 2010

CARIMBÓ PARAENSE CHEGA AO TOCANTINS

O Carimbó é a música e a dança tradicional paraense por excelência, cuja manifestação ocorre há mais de dois séculos em quase todas as regiões do Estado. Junção caprichosa do pé batido indígena com o rebolado africano, preservado nas comunidades pela oralidade dos mestres populares, afirmamos mesmo que o Carimbó é parte essencial da alma paraense e amazônida, um componente fundamental da identidade cultural brasileira.

A Irmandade de Carimbó de São Benedito, da cidade de Santarém Novo, apresenta características particulares que a destacam dos demais grupos e comunidades carimbozeiras do estado. Fundada em meados do século XIX, a Irmandade mantém uma tradição extremamente complexa que envolve onze dias ininterruptos de festa, conduzidos pelo lendário conjunto musical “Os Quentes da Madrugada”, reconhecidos nacionalmente como um dos grupos mais tradicionais e autênticos do carimbó paraense.
Referência fundamental da cultura popular de nossa região, desde 2005 a Irmandade também é a principal responsável pela articulação do processo de registro do Carimbó como Patrimônio Imaterial da Cultura Brasileira junto ao IPHAN. Foi dela a iniciativa de iniciar a luta por esse reconhecimento nacional, organizando desde então a Campanha Carimbó Patrimônio Cultural Brasileiro hoje considerado um dos mais importantes movimentos culturais da região Norte.


PROGRAMAÇÃO EM TOCANTINS INICIA HOJE E SEGUE ATÉ DIA 26 DE NOVEMBRO

O Circuito Carimbó BR Adentro inicia hoje suas atividades no Tocantins, realizando oficinas e show em Taquaruçu, no Ponto de Cultura Canto das Artes, um dos parceiros que apoiam o projeto aqui no Estado. A parceria com o Canto das Artes surgiu por indicação do Ponto de Cultura Tambores do Tocantins, que também é parceiro do Circuito e que, assim como a Irmandade de Carimbó de São Benedito, faz parte da rede Ação Griô Nacional.
Além dos Shows e Oficinas, o Circuito também irá promover Rodas de Conversa com mestres do Carimbó e mestres das tradições em cada localidade visitada, favorecendo o diálogo e o fortalecimento das expressões culturais locais em luta pelo reconhecimento como parte fundamental da diversidade cultural brasileira.


Contatos e Informações
Coordenação do Circuito: (91) 8263-9738 (Isaac Loureiro) (91) 8253-2798 (Solange Loureiro)

Ponto de Cultura Tambores do Tocantins (Porto Nacional): (63) 8428-1442 (Márcio Belo)

Ponto de Cultura Canto das Artes (Taquaruçu): (63) 9237-2057 (Tharson)
Blog: www.campanhacarimbo.blogspot.com

E-mail: carimbopatrimonioculturalBR@gmail.com
Orkut: campanhacarimbo@gmail.com


Fonte:
Campanha Carimbó Patrimônio Cultural Brasileiro via e-mail

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COPIE E LEVE COM VOCÊ O NOSSO BLOG E A COR DO AÇAÍ.

BannerFans.com

Recado

Paixaoeamor.com