Ajuruteua

Ajuruteua
Powered By Blogger

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

"MINE: STORY OF A SACRED MOUNTAIN" VENCE FESTIVAL



O documentário da organização Survival International "Mine: Story of a Sacred Mountain" (Mina: História de uma Montanha Sagrada, em tradução livre), dedicado à tribo dos dongria da Índia, ganhou o prêmio de melhor curta-metragem na categoria Direitos Humanos do Festival Artivist, de Hollywood.

PUBLICIDADE

A informação foi antecipada nesta segunda-feira pela ONG. O documentário, narrado pela atriz e ativista britânica Joanna Lumley, conta a luta da Survival para evitar a construção de uma mina da multinacional Vedanta Resources em uma montanha sagrada para a tribo Dongria Kondh.

A Vedanta queria extrair bauxita a céu aberto nas colinas de Niyamgiri, no estado de Orissa, onde vivem cerca de 8 mil dongria kondh, que creem que na área vive seu deus Niyam Racha.

A luta entre esta comunidade, cuja maioria é analfabeta, e a multinacional terminou em agosto com o triunfo dos indígenas, depois que o Governo indiano paralisou a construção da mina por razões ambientais.

O prêmio será entregue no dia 4 de dezembro em Hollywood, durante o Festival Artivist, cujo foco são trabalhos audiovisuais de temática solidária e ambiental.

O documentário, que já foi assistido por 650 mil pessoas de todo o mundo, chamou a atenção do cineasta James Cameron, que em seu filme "Avatar" conta uma história semelhante a dos dongria kondh.

O Festival Artivist será realizado em Meca entre 30 de novembro e 4 de dezembro. Em março de 2011 seguirá para Nova York, Londres e Rio de Janeiro. EFE

Assista a uma parte do documentário, aqui:


Fontes:
Yahoo Notícias
Site do Festival
Google Images

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COPIE E LEVE COM VOCÊ O NOSSO BLOG E A COR DO AÇAÍ.

BannerFans.com

Recado

Paixaoeamor.com