Ajuruteua

Ajuruteua
Powered By Blogger

sábado, 27 de novembro de 2010

O DECÁLOGO - KRZYSZTOF KIÉSLOWSKI


Nesta segunda, a partir das 20h, o Cine Alexandrino Moreira apresenta mais dois episódios de “Decálogo”, série televisiva do diretor polonês Kieslowski onde cada episódio retrata um dos Dez Mandamentos do catolicismo. Na sessão serão exibidos episódios baseados no terceiro e o quarto mandamento. A entrada é franca.

“Respeitar os Dias Santos” é o nome do primeiro episódio e apresenta a busca de uma mulher pelo marido desaparecido durante a véspera de Natal, fazendo com que ela recorra a um antigo amante para ajudá-la. Tal encontro traz à tona lembranças de um relacionamento tumultuado do passado.

Já no segundo episódio da noite, intitulado “Honrar o Nome do teu Pai e tua Mãe”, a trama envolve um relacionamento afetuoso entre um viúvo e sua filha de 20 anos. Tal harmonia entre os dois é abalada após a jovem descobrir, através de cartas escritas pela mãe, que ele não é seu verdadeiro pai.

Realizado em 1988, “O Décalogo” foi consagrado no 46º Festival de Veneza como uma obra-prima de Kieslowski. Durante cada episódio, o diretor deixa sua particularidade de forma peculiar, atento aos detalhes com uma notável sensibilidade ao tratar de temas inerentes ao ser humano.

Assista ao primeiro episódio de "O DECÁLOGO":


Sobre o diretor do filme:
Krzysztof Kieślowski (Varsóvia, 27 de junho de 1941 — Varsóvia, 13 de março de 1996) foi um diretor de cinema da Polónia. Estudou cinema na Escola de Teatro e Cinema de Lodz, por onde também passaram os cineastas Roman Polanski e Andrzej Wajda.


Serviço:
Cine Alexandrino Moreira apresenta: “Decálogo”, de Kieslowski (episódios 3 e 4)
Data: 29 de novembro (segunda)
Horário: 20h
Local: Auditório do Instituto de Artes do Pará (IAP) – Praça Justo Chermont, 236
Entrada Franca

Fonte:
Guiart.com.br
You Tube
Wikipédia

Um comentário:

  1. Todos os dez filmes são realmente um filme. Decálogo 1 é mais fácil para uma audiência ocidental para seguir em primeiro lugar. Divirta-se!

    ResponderExcluir

COPIE E LEVE COM VOCÊ O NOSSO BLOG E A COR DO AÇAÍ.

BannerFans.com

Recado

Paixaoeamor.com