


A cerâmica marajoara é uma das melhores heranças dos índios que habitaram a região norte do Brasil.
Seus desenhos diversos, a utilização da semente do urucum para dar o tom avermelhado das peças, cuja técnica é pesquisada por artesãos tanto do Brasil quanto do exterior. Durante escavações na ilha do Marajó, no Pará, foram encontrados resquícios de peças que datam de 890 a. Cristo e as mais recentes do século XVIII.
A maior parte do acervo marajoara se encontra no Museu do Marajó, localizado na Cachoeira de Ariri, no Pará, 70 quilômetros distante de Salvaterra {91-3741-1202}. O museu é uma fonte de pesquisa tanto para estudantes quanto para artesãos em busca de um trabalho original igualmente as peças expostas.
Em Icoaracy na Grande Belém, você também encontra uma variedade enorme de peças deste maravilhoso artesanato indígena.
Fonte:
WEB
Google Images
Bom dia. Moro no Rio de Janeiro e estou fazendo um trabalho sobre a cerâmica Marajoara. Seria possível você colocar algumas fotos com os créditos ou imagens com o nome, por exemplo vaso de Cerâmica tal... museu tal...
ResponderExcluirObrigada
meu e-mail
angelver@ibest.com.br
Vera, olá!
ResponderExcluirEssas imagens são da Internet e só com uma pesquisa poderia nomeá-las e dar-lhes autoria. Infelizmente no momento não poderei ajudá-la, mas quando for à Icoaraci, perguntarei sobre o assunto aos próprios artesãos.
Um abraço
Olá sou artesão de Icoaraci, e conheci uns dos meus trabalhos no seu blog, legal a sua divulgação, nosso endereço é www.docaleiteartesanato.com.br.
ResponderExcluirSds,
Doca Leite