Ajuruteua

Ajuruteua
Powered By Blogger

sábado, 25 de setembro de 2010

AI WELWEI







Filho de um dos mais renomados poetas modernos da China, Ai Weiwei nasceu em Pequim, em 1957. Artista, arquiteto, fotógrafo e curador, é também conhecido por seu engajamento na luta pelos direitos humanos. Produz instalações, fotografias, e realiza performances.

Em seu trabalho, o artista faz uso de elementos tradicionais da cultura chinesa, mesclando-os com um estilo moderno, de maneira provocativa.

Em uma de suas obras, por exemplo, usou mochilas de crianças mortas em um terremoto; em outro, utilizou madeira de templos budistas de mil anos que haviam sido demolidos por ordem do Partido Comunista. Em 2007, o artista levou 1.001 chineses que nunca haviam viajado para o exterior para a documenta de Kassel, na Alemanha, acompanhados de 1.001 cadeiras no estilo da dinastia Qing.

A série de esculturas "Circle of Animals", em exposição na 29ª Bienal de São Paulo, representa as doze figuras do zodíaco e toma como referência um conjunto de cabeças de bronze do antigo palácio imperial de verão em Pequim.

Ajudou a conceber o Estádio Nacional de Pequim, o "Ninho de Pássaro", palco dos Jogos Olímpicos em 2008. No mesmo ano, participou da 11ª Bienal de Arquitetura de Veneza. Mora e trabalha em Pequim.

Fonte:
Folha.com - Ilustrada
Google Images

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COPIE E LEVE COM VOCÊ O NOSSO BLOG E A COR DO AÇAÍ.

BannerFans.com

Recado

Paixaoeamor.com