Ajuruteua

Ajuruteua
Powered By Blogger

sábado, 11 de setembro de 2010

MOSTRA FOTOGRÁFICA - "MEU PRIMEIRO CÍRIO"



'Meu Primeiro Círio'' é tema de mostra fotográfica
Para a maioria dos paraenses, o Círio de Nazaré é um evento especial que vai muito além da festa religiosa. Os elementos da tradição religiosa como a berlinda, que leva a imagem da Santa e a corda que a acompanha, as velas, o carro dos milagres, as crianças vestidas de anjos, as novenas e as romarias, os fogos e as promessas somam-se as fitinhas, a maçã do amor, o arraial, os brinquedos de miriti, os presentes e o tradicional almoço que representa o encontro da família e dos amigos, compõem um autêntico retrato da cultura amazônica paraense.

Conhecido também como o Natal dos paraenses, o “clima” do Círio começa bem antes e termina bem depois do segundo domingo de outubro. As ruas são tomadas por amarelo e branco. As lojas e as casas se enfeitam. As imagens de Nossa Senhora de Nazaré se espalham por todos os lados. Os turistas chegam. A cidade entra em ebulição e o trânsito se torna mais caótico.

Por tudo isso, o Círio é algo que fica na lembrança daqueles que vivem essa experiência pela primeira vez. Pensando nisso, o Centro Cultural SESC Boulevard propõe reunir e selecionar imagens desse momento único, produzidos por fotógrafos e o público em geral, para constituir uma mostra fotográfica a ser apresentada ao público, a partir do dia 5 de outubro.


Como participar

Para participar da seleção da Mostra “Meu Primeiro Círio”, os interessados devem se inscrever no período de 8 a 20 de setembro, no centro Cultural SESC Boulevard, com até seis imagens representativas do tema.

As imagens podem ser apresentadas em cópias impressas ou digitalizadas, devidamente identificadas com o nome do autor, local e ano de realização. Os interessados precisam ser maiores de 18 anos.

Para acolher inscrições de imagens em cópias impressas únicas, como as que se encontram em álbuns ou acervos, será montado no SESC Boulevard um Bureau de escaneamento, para que o mesmo seja feito no ato da inscrição, de forma a garantir a devolução imediata do original.

A mostra “Meu primeiro Círio” marcará a inauguração do Projeto “Círio de Memórias”, que será realizado anualmente pelo Centro Cultural SESC Boulevard, com o propósito de estimular a preservação e valorização da memória como bem cultural de responsabilidade coletiva.


Serviço:
Mostra “Meu Primeiro Círio” - Projeto Círio de Memórias
Período de Inscrição: 8 a 20 de setembro
Horário: terça a domingo, das 15h às 19h
Local: Centro Cultural SESC Boulevard – Av. Boulevard Castilho França, n°522/523
Informações: (91) 4005-9584/9587 (Assessoria de Comunicação)
(91) 3224-5654/5305 - ramais 208/209 (Centro Cultural SESC) Boulevard)

Fonte:
Guiart.com.br
Foto:
Google Images

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COPIE E LEVE COM VOCÊ O NOSSO BLOG E A COR DO AÇAÍ.

BannerFans.com

Recado

Paixaoeamor.com