Ajuruteua

Ajuruteua
Powered By Blogger

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

"DIDO E ENÉIAS" - ÓPERA DE PURCELL NO MHEP



Philippe-Emmanuel Forget


Regente francês leva ópera 'Dido e Enéias' ao Mhep

O desespero de Dido, Rainha de Cartago, ao ser abandonada pelo herói troiano Enéias, é o tema da ópera que será apresentada nos dias 23 e 24 de setembro, às 18 h, no Museu Histórico do Estado do Pará (Mhep). O espetáculo tem entrada franca.

“Dido e Enéias” é uma ópera em três atos do compositor barroco inglês Henry Purcell, com texto de Nahun Tate. A primeira apresentação conhecida foi em uma escola para meninas em Londres, no verão de 1688.

Baseada no livro IV da "Eneida" de Virgílio, a história fala do amor entre Dido (Rainha de Cartago) e o herói troiano Enéias, que ao ser abandonada por ele, entra em estado de desespero. Um trabalho monumental na ópera barroca é sempre lembrado com um dos mais importantes para o teatro. "Dido e Enéias" foi a primeira e única ópera toda cantada, em contraste com as semi-óperas anteriores.

Os exercícios de regência junto aos alunos do curso foram todos aplicados com o coro do Madrigal da Uepa, que ao invés de encenar a ópera, apresentará o espetáculo em forma de concerto, segundo o tenor do Madrigal Flávio Silva.

Curso de Regência

A apresentação da ópera "Dido e Enéias" é resultado do Curso de Capacitação de Regência Coral e Orquestral da Universidade Estadual do Pará (UEPA), em parceria com a Universidade Federal do Pará (UFPA). Destinado especialmente aos regentes e músicos eruditos da cidade, o curso foi ministrado por Philippe-Emmanuel, e teve coordenação do cantor lírico, regente e professor paraense Milton Monte.

Esta é a segunda vez que o regente francês Philippe-Emmanuel Forget vem à Belém para ministrar um curso deste tipo. O primeiro curso ministrado na capital paraense por Forget ocorreu em 2007 nas dependências da Escola de Música da UFPA (Emufpa), que mantém o apoio à iniciativa nesta segunda edição.


Com a apresentação da ópera “Dido e Enéias” no Mhep, o curso pretende formar novas platéias voltadas para o estilo em Belém, além de fomentar as já existentes vindas de eventos como o Festival Internacional de Ópera da Amazônia.




Serviço:
Apresentação da Ópera “Dido e Enéias”
Data: 23 e 24 de setembro (quinta e sexta)
Horário: 18h
Local: Museu Histórico do Estado do Pará (Mhep) – Palácio Lauro Sodré, s/n (Cidade Velha)
Entrada franca
Informações: (91) 4009-9500

Fonte:
Guiart.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COPIE E LEVE COM VOCÊ O NOSSO BLOG E A COR DO AÇAÍ.

BannerFans.com

Recado

Paixaoeamor.com