Ajuruteua

Ajuruteua
Powered By Blogger

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

ADELBERT CARNEIRO



Estilo jazzístico ganha tons regionais pelas mãos do contrabaixista paraense

O instrumentista paraense Adelbert Carneiro lança hoje o disco “Ianubiá”, o terceiro de sua carreira só com música instrumental. Nas composições autorais, o estilo jazzístico ganha tons regionais. Até mesmo o título do disco é uma referência ao universo amazônico. Ianubiá é o nome de um instrumento sagrado indígena.

Pesquisador de sons, Adelbert Carneiro procura harmonizar o estilo norte-americano com nuances da música paraense e amapaense.

“É música instrumental com sotaque da Amazônia. É a união de um estilo que eu gosto com as minhas referências. Fiz algumas pesquisas de sons no Amapá também, com batuque e marabaixo”, explica Adelbert.

Os primeiros discos, “Cacique Camutá” (1997) e “Cacique Muaná” (2003), feitos em parceria com Gileno Foinquinos, também transbordam a essência amazônica do compositor.

Adelbert começou os estudos de contrabaixo na Escola de Música da UFPA, em 1993. De lá pra cá, o instrumento tornou-se o principal mote e aliado de suas composições. O perfil do artista ganhou força quando, em 1994, ele estudou contrabaixo elétrico nos Estados Unidos, no Musicians Institute (MI), em Hollywood. Nos anos seguintes, participou de cursos de especialização na área de música na Escola de Brasília, tendo como orientador o contrabaixista Nico Assumpção.

Sua veia nortista está presente em todos os trabalhos aos quais se dedicou. Os ritmos amazônicos sempre fizeram parte de seus arranjos, possibilitando uma linguagem própria, onde logo se percebe a assinatura de Adelbert Carneiro, comprovando a autenticidade de sua obra, tal qual o comprometimento com a preservação da música amazônica.

É justamente este o diferencial de sua música: unir a linguagem sofisticada do jazz aos sotaques dos ritmos nortistas.

Show de lançamento do Cd "Ianubiá"

Local:
Centro Cultural SESC Boulevard - Av. Boulevard Castilho França, nº 522/523

Hora: 19:00h

Entrada franca

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COPIE E LEVE COM VOCÊ O NOSSO BLOG E A COR DO AÇAÍ.

BannerFans.com

Recado

Paixaoeamor.com