Ajuruteua

Ajuruteua
Powered By Blogger

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

AMAZÔNIA DOC - FESTIVAL PAN-AMAZÔNICO DE CINEMA




Sustentar copas fartas, levar a seiva, alimentar folhas, flores e frutos, dar vida. O caule, em sua complexidade, é que mantém de pé a árvore.

Depois de envolver quase quatro mil pessoas entre exibições e atividades de formação, o Amazônia Doc – Festival Pan-Amazônico de Cinema chega à sua segunda edição, apostando na Pan-Amazônia como território de permanente arborescência do cinema documentário.

Diversidade que se traduz em solo fértil, rico. O Amazônia Doc se estabelece como um evento único no Brasil com foco na produção do cinema documentário na Pan-Amazônia, importante espaço de difusão e reflexão do cinema produzido na Venezuela, Peru, Equador, Bolívia, Colômbia, Guiana Francesa e Suriname.

Com foco no cinema documentário, mas sem abrir mão da diversidade de formatos, e com um leque extenso de seminários e mostras, o festival traz cinco dias de programação inteiramente gratuita, voltada a todos os públicos. E como novidade, parte dessa programação agora acontece ao ar livre, com mostras realizadas no Cinema Olympia e no Cine-Tenda Oi, estrutura que será montada em plena Praça do Carmo, em meio às suas árvores e casarões históricos.

Este ano, o festival contempla a exibição e premiação dos gêneros documentário e ficção produzidos nas diversas Amazônias, aprofundando as questões sociopolíticas e de fomento relativas ao audiovisual.

Na Mostra Competitiva, os melhores filmes de curta, média e longa- metragens nacionais e internacionais disputarão os prêmios de Melhor Longa e Melhor Curta Documentário e Melhor Longa e Melhor Curta de Ficção, Melhor Direção, Melhor Roteiro e Melhor Filme, eleito pelo voto popular. A Mostra Competitiva, nesta segunda edição, aceitará inscrições de documentários e ficções com tema livre e terá como Coordenador da Comissão de Pré-selação o crítico de cinema paraense Augusto Pacheco.

Paralelamente, acontece a Mostra Pan-amazônica de Cinema e o 2º Seminário Pan- amazônico de Documentários, que será organizada com a colaboração do cineasta/ curador Victor Lopes que exibirá curtas, médias e longas-metragens do gênero documentário e ficção, nacionais e internacionais. A programação prevê quatro oficinas gratuitas de cinema para os participantes do festival: Roteiro e Direção para documentários, Mídias Móveis e Cinema infantil.

Em uma região onde as condições geográficas e sociais dificultam sobremaneira o acesso da população às produções audiovisuais, o Amazônia Doc – Festival Pan- Amazônico de Cinema vem instigar a reflexão e o debate sobre fomento, difusão e produção audiovisual em um grande intercâmbio cultural realizado pelo Instituto Culta da Amazônia e produzido pela ZProduções Cinematográficas, com o patrocínio da Oi por meio Governo do Estado do Pará através da Lei Semear e apoio cultural da Oi Futuro.


Amazônia Doc – II Festival Pan-amazônico de Cinema
Inscrições: até 30 de setembro
Regulamento no Site: www.amazoniadoc.com
Período do evento: 03 a 07 de novembro (quarta a domingo)
Informações: amazoniadoc@gmail.com
Realização: Instituto Culta da Amazônia
Patrocínio: Oi - por meio da Lei Semear
Apoio: Oi Futuro

Fontes:
http://amazoniadoc.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COPIE E LEVE COM VOCÊ O NOSSO BLOG E A COR DO AÇAÍ.

BannerFans.com

Recado

Paixaoeamor.com