Ajuruteua

Ajuruteua
Powered By Blogger

terça-feira, 28 de setembro de 2010

PÉROLAS DO VASQS


Uma história ebsurda

“ Prezado senhor editor. Escrevo para alertá-lo que no livro As Montanhas de Comores, 646 páginas, na página 606 , linha 16, consta erradamente a palavra “ebsurdo”, quando o correto deveria ser “absurdo”.”

“ Senhor leitor. Agradecemos sua carta acusando o erro da palavra “ebsurdo”, onde se deveria escrever “absurdo”. Corrigiremos na próxima adição.”

“ Prezado senhor editor. Recebi sua carta agradecendo-me por sua vez,a minha.Agradeço
também a sua. Escrevo novamente, se me permite, porque notei,agora em sua carta de agradecimento, outro erro, pequeno, mas de monta, uma vez que altera o sentido da frase. Em vez de “edição”, como suponho quisesse o senhor escrever,está escrito “adição”. E “adição”, nós sabemos desde a escola primária, é soma, ao contrário de “edição”, que, se o livro for um fracasso, subtrai.”

“ Senhor leitor. Noto que o senhor tem olhar clínico. É médico? Detetive? Lavou copos num restaurante? “Corrigiremos na próxima edição”, é o correto. Se houver próxima edição. Se não houver, haverá sebtração. A propósito, devo assegurar: aqui não produzimos livros para serem fracassos.”

“ Senhor editor. Errou de novo. “Sebtração”, nossa, parece que demitiu o revisor. Não tem revisor eletronico? Ainda não informatizou-se? O senhor mesmo digita suas cartas? Sua secretária é vesga?”

“Senhor carteiro. Escrevi “sebtração” de porprósito. Só pra enxer o seu çaco, como tem enxido o meu, embora você me pareça inzuperáveu. Em tempo: “eletrônico” tem acento, senão fica “eletroníco”, com tônica errada. Corrija suas lentes. E o seu português.”

“ Senhor editor. Perdeu a compostura. Nunca mais compro livros da sua “aditora”, antes porque , se lhe falta elegância no trato com seus leitores, imagino como trata seus empregados. Sua secretária deve fazer vista grossa para suas obrigações como reação à sua notável indelicadeza, daí porque essa profusão de erros. Mais a mais, se suas cartas me chegam prenhes de inexatidões, seus livros devem sobejar “ebsurdos”.”

“Senhor ocioso. Fjutirszart! Ubmastdkur! Tomathziyw! Não são nomes de vulcão. São palavrões, senhor vagabundo, palavrões incorrigíveis. Leitores esnobes e cretinos como você, eu dispenso. Imaginar que edito, produzo e distribuo livros para imbecis me dá engulhos.”

“Ah, devo crer, senhor editor de grosserias (como serão seus outros livros, pornográficos?) , devo crer que sou eu o único leitor desse livro, que, aliás,
não disse antes por polidez, é uma grande porcaria. Se ninguém notou o erro na palavra “ebsurdo”, está claro que ninguém mais o leu. Portanto, ao contrário do que disse, esse é um exemplo de fracasso editorial.”

“ Não sei por que perco meu tempo com você, meu caro petulante. Seu tom me enoja,
deve ser do tipo que usa gravata borboleta , pince-nez e que perdigota quando pronuncia a palavra apropinquação. Que idade você tem, velho brontossauro? Em que século a.C mantém sua frequência? Cuidado, não abra muito a janela ou vai se esfacelar com a aragem. Se leu o livro até a página 606 é porque gostou , seu pamonha embalsamada.”

“ Esta será minha última carta...”

“ Esta será minha última carta...”

“ ... senhor ebsurdo...”

“ ... senhor janota de bengala ensebada...”

“ ...estou tomando sérias providências contra o senhor e contra a sua editora. Remeto seu caso pessoal a nossa Excelsa Justiça e o de sua editora à nossa Magnífica Academia de Letras...”

“ ... faça isso ,seu esqueleto encarquilhado. Vossa Excelsa afogou-se na tsunami de processos e há décadas só respira com bombinhas . Vossa Magnífica não atende fantasmas de outras galáxias, ocupada que vive com seus próprios...”

“ ... E passe bem.”

“ ... E pace bem.”


Diz Lígia Saavedra:
Vasqs é uma estrela que brilha no mundo humoristico, escreve para vários sites e por sua constância aqui no nosso sítio cultural o elegemos "Colaborador de Ouro".

Muito obrigada!

Um comentário:

  1. Legal o post! Já foi publicado! Sabia que o prêmio aumentou? Agora são R$ 1.000,00!
    Obrigado por colocar a troca de links
    Abraço.
    Antoani/Equipe Link Premiado

    ResponderExcluir

COPIE E LEVE COM VOCÊ O NOSSO BLOG E A COR DO AÇAÍ.

BannerFans.com

Recado

Paixaoeamor.com