Ajuruteua

Ajuruteua
Powered By Blogger

sábado, 4 de setembro de 2010

POTICHE


Foto: Getty Images
A atriz francesa Catherine Deneuve(foto) foi a musa da tarde deste sábado (4) em Veneza. Deslumbrante num modelo todo branco, a veterana intérprete de filmes de Luis Buñuel e André Téchiné veio ao festival divulgar o novo filme que protagoniza. Potiche, comédia satírica ligeira, é a segunda parceria com François Ozon, que a dirigiu em 8 Mulheres. Agora seu personagem é uma mulher-bibelô que vive para o casamento (Fabrice Luchini) e a casa no interior francês dos anos 70. Daí o título, referência a um vaso decorativo de origem chinesa. Mas ela rompe com tudo isso quando o marido é seqüestrado pelos operários de sua fábrica, assumindo as rédeas do problema.

Simpática ao responder as questões dos jornalistas, a atriz disse que o filme, apesar de uma comédia assumida, trata de temas importantes para as mulheres. "Ela fala das diferenças sociais entre homens e mulheres, como a questão do salário desigual, que são ainda persistentes, especialmente na sociedade francesa", afirmou a atriz.
Sua opinião foi ecoada por Ozon, que explicou ter pensado em adaptar a peça da dupla de teatro de boulevard Barillet e Grédy no período das últimas eleições francesas, quando concorreram Nicolas Sarkozy e Ségolène Royal. "Percebi que ainda havia muita misoginia na França com os ataques de Sarkozy à concorrente", disse Ozon. "As mulheres mudaram muito coisa nos anos 70, mas ainda há muito machismo não só no nosso país", emendou Deneuve. "Acho que o filme pode ajudar a transformar essa situação e ainda divertir".

Perguntada se se acha especialmente talentosa para comédias, ela disse acreditar que ao menos pode fazer as pessoas rirem. Também apontou que nunca se sentiu uma mulher "de enfeite", um troféu, como se passa com sua personagem Suzanne. "Mas algumas vezes achei sim que me valorizavam pelo meu aspecto, como um objeto bonito."

Orlando Margarido
Veneza
Fonte:
Site Terra

Um comentário:

COPIE E LEVE COM VOCÊ O NOSSO BLOG E A COR DO AÇAÍ.

BannerFans.com

Recado

Paixaoeamor.com